quinta-feira, 17 de junho de 2010

BAFANAS SÃO ABAFADOS

Uruguai vence sul-africanos e cala as vuvuzelas

Iniciando a segunda rodada desse mundial, o Uruguai enfrentou a África do Sul na tarde de ontem no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Os uruguaios levaram a melhor e venceram os donos da casa por 3 X 0.

A vitória da Seleção Uruguaia começou a ser construída já no primeiro tempo. Diego FORLÁN (10), aos 24 minutos, acerta um potente chute da intermediária e abre o marcador para os sul-americanos.

Com o gol, a torcida sul-africana dá uma ‘esfriada’ nas vuvuzelas, e o time anfitrião fica nervoso em campo: erra a passada de bola e não consegue armar contra-ataque.

Na segunda etapa, os uruguaios continuam mandando no jogo e a equipe da África do Sul não consegue se encontrar na partida. O tempo passa, o Uruguai tem maior tempo de posse de bola e o time da casa começa a entrar em desespero.

E esse desespero chega ao máximo aos 35 minutos. KHUNE (16), goleiro da África do Sul derruba Luiz SUAREZ na área. O árbitro da partida marca penalty e expulsa KHUNE, que passa ser o primeiro goleiro a receber cartão vermelho nesse mundial.

Carlos Alberto Parreira (técnico dos Bafana Bafana), visivelmente abatido, substitui o goleiro. Diego FORLÁN (10) vai para a cobrança e aumenta para os uruguaios: 2 X 0. Com isso, FORLÁN assume a artilharia provisória da competição - dois gols.

A torcida local se cala. Muitos torcedores começam a deixar o estádio e nem veem o terceiro gol dos sul-americanos. A. PEREIRA (11), que tinha acabado de entrar, faz mais um aos 50 minutos.

Com o resultado o Uruguai, que tinha vencido a última partida em mundiais da FIFA na copa de 1990, tem grandes chances de passar para as oitavas de final.

Já a África do Sul depende de uma série de resultados para continuar na competição: tem que torcer por um empate entre México e França; devem rezar para que o Uruguai vença o México; e tem que ganhar da França.