quarta-feira, 24 de agosto de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XXXVII)

5. Leis para o santuário


29 A consagração dos sacerdotes (I) - 1 Para consagrá-los no meu sacerdócio, observe o seguinte rito: Tome um bezerro e dois carneiros sem defeito, 2 pães sem fermento, bolos sem fermento amassados com azeite, broas sem fermento untadas com azeite. Faça-os com flor de farinha de trigo, 3 coloque-os numa cesta e traga-os; traga também o bezerro e os dois carneiros.

4 Mande Aarão e os filhos dele ficarem junto à entrada da tenda da reunião e lave-os com água. 5 Pegue as vestes e coloque em Aarão a túnica, o manto, o efod e o peitoral, e amarre o efod com o cinto.

6 Coloque o turbante sobre a cabeça dele e, sobre o turbante, o sinal da santa consagração.

7 Pegue o óleo da unção e unja Aarão, derramando o óleo sobre a cabeça dele.

8 Depois, faça os filhos dele se aproximarem e vista-os com túnicas, 9 e coloque neles o cinto e o gorro. Então o sacerdócio pertencerá a eles, como direito perpétuo. Assim você consagrará Aarão e os filhos dele.

10 Leve o bezerro até a frente da tenda da reunião. Aí Aarão e os filhos dele colocarão a mão sobre a cabeça do bezerro. 11 Imole o bezerro diante de Javé, na entrada da tenda da reunião. 12 Pegue uma parte do sangue do bezerro e, com o dedo, coloque-o sobre as pontas do altar, derramando o resto do sangue ao pé do altar. 

13 Tome toda a gordura que cobre as entranhas, a membrana gordurosa do fígado, os dois rins com a gordura do fígado, os dois rins com a gordura que os envolve, e leve para queimar no altar. 

14 Queime fora do acampamento a carne do bezerro junto com o pelo e os intestinos. É um sacrifício pelo pecado.  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 29, versículo 01 a 14 (Ex. 29, 01 - 14).

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)