sexta-feira, 22 de outubro de 2010

QUEM QUASE MORRE E QUEM QUASE VIVE

“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu... ”


Autor: Luiz Fernando Veríssimo (Porto Alegre - RS, 26 de setembro de 1936), escritor - conhecidíssimo por seus textos e crônicas de humor -, tradutor, cartunista, roteirista de televisão, autor de teatro, romancista e músico (saxofonista).


(A imagem desta postagem foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

... E A VIDA CONTINUA...

Aprendendo a enfrentar as perdas na nossa vida...

Não adianta chorar, esbravejar, reclamar de Deus, do destino, querer morrer. A vida não é feita apenas de alegrias, felicidades ou momentos bons. Infelizmente.

À medida que crescemos e passamos a enfrentar o mundo desconhecido que nos cerca, temos de saber lidar com perdas. Estas quase sempre são dolorosas e nos causam dor e sofrimento, mas também nos fortalecem e nos ajudam a crescer como pessoas.

Enfrentamos perdas em praticamente todas as esferas da nossa vida: na família, com a mudança de um ente querido para um lugar distante, ou até mesmo a morte dessa pessoa; nos estudos, quando apesar das horas de dedicação nos damos mal na prova; na sociedade, quando não conseguimos nos enturmar; na vida profissional, quando aquela excelente vaga de emprego nos escapa, ou se nossa merecida promoção é tomada pelo puxa-saco do chefe; nos relacionamentos, quando não temos nosso amor correspondido e somos obrigado a ver a garota dos nossos sonhos saindo com um otário.

É duro ter que admitir isso para quem lê estas linhas, mas se você ainda não enfrentou uma perda na sua vida, espere, pois sua hora ainda vai chegar. É como num consórcio: às vezes demora, mas um dia a gente é contemplado.

Como lidar com as perdas então? Não existe receita ou método pré-definido. Cada pessoa reage de uma maneira diferente. Tem gente que aceita passivamente; alguns enlouquecem; há quem pense que o mundo acabou; outros, ainda, dão a ‘volta por cima’; e tem aqueles que ‘partem pra cima’ do otário que lhes roubou a garota dos seus sonhos...

As perdas fazem parte da nossa existência aqui na Terra. Elas é que nos tornam seres humanos e fazem a vida valer a pena ser vivida. Não adianta entrar em desespero. Eu mesmo já perdi muito, mas com certeza já ganhei (e vou ganhar) muito mais – graças a DEUS!!!

Não há como fugir, não tem como se esconder. O melhor é aprender com as perdas e tentar ser forte – pode chorar um pouco se isso te ajudar. Reveja suas metas, estude mais, mude de emprego, se comunique mais com seus familiares e amigos, esqueça aquele amor que não te merece. Reaja!

Não se deixe derrotar. Tome uma atitude positiva. Erga sua cabeça. Lute. Seja feliz. Afinal de contas...

...A VIDA CONTINUA....