segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

ESFORÇO E RECOMPENSA

Exemplo de quando colhemos os frutos do nosso esforço


A vida nos prega cada peça... 

Quando vi o resultado do SISU (Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação) confesso que não acreditei. Fiquei pasmo. Me deu uma pontada no peito. A vista escureceu. Tive que me sentar para não cair. 

Desde quando saiu a nota do ENEM 2015, com a qual fiz minha inscrição no SISU, até o resultado final, foram dias angustiantes. Confesso que minha nota no ENEM poderia ter sido melhor. Mas estava lá na tela. Passei em primeiro lugar para o curso de Direito da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) e fui o 51 na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Esta pontuação me fez o primeiro colocado do curso de Direito da UFRN, na matrícula para o segundo semestre.

Não fiz cursinho. Estudei sozinho. Muitas vezes, saia do trabalho oito e meia da noite (o banco fecha às quatro da tarde), estava com a cabeça quente e mal conseguia me concentrar nas matérias. Passei muitas noites acordado. Perdi muitas festas. Levei alguns 'foras'. Fui chamado de maníaco que não tem vida social e só pensa em estudo...

Mas DEUS tinha algo reservado para mim...

Confesso que cheguei a duvidar que conseguiria. "Mas Senhor, tem tanta gente fazendo cursinho e estudando o dia inteiro", pensava eu. Só que DEUS não escolhe pessoas capacitadas. Ele capacita os escolhidos.   

DEUS foi muito generoso comigo. Não sei se mereço tanto. Nem consigo descrever a sensação que estou sentindo. Não encontro palavras. É uma mistura de incredulidade, satisfação, alegria, emoção, felicidade. Quando vi o resultado, me deu vontade de gritar. De sair ligando para a família e os amigos para contar a novidade. Mas guardei segredo. Como disse, ainda não acreditei que consegui um resultado tão satisfatório. Parece que estou sonhando...  

Chorei muito. E como eu chorei. Pensei nos meus pais, se eles estivessem vivos, eu adoraria contar para eles essa novidade. Ficariam orgulhosos.

Lembrei dos meus familiares e de todos os meus professores, estes foram os responsáveis diretos por esta vitória. Pensei nas (pouquíssimas) pessoas que acreditaram em mim, oraram e me incentivaram. Lembrei ainda daqueles que duvidaram da minha capacidade e me disseram palavras desanimadoras. Quanto a estas pessoas, não vale a pena comentar, acho que meu excelente resultado é a melhor resposta.

Não possuo rede social e costumo ser discreto com minha vida íntima, mas essa conquista eu fiz questão de comentar com todos os meus conhecidos. Não para me exibir ou querer aparecer, mas para mostrar que vale a pena se esforçar para alcançar as nossas metas.

E para todos os que lerem esse texto quero dizer que vocês devem acreditar nos seus sonhos e lutar por seus ideais. Nunca se deixem abater quando disserem que você não é capaz ou que o seu objetivo parece impossível.

Vá à luta. Persista. Tente quantas vezes forem necessárias. Não desista. O sucesso está lá na frente te esperando. Corra. Busque. Acredite. E tenha sempre, e sempre, muita fé em DEUS.


(Imagem copiada do link Oficina de Ideias 54.)