terça-feira, 19 de outubro de 2010

DICAS DE PORTUGUÊS - PREPOSIÇÃO

Os concursos públicos estão aí e a oportunidade de ganhar alguns milhares de reais por mês está batendo à sua porta. E você, vai ficar aí parado? Aproveite as dicas a seguir e saia na frente da concorrência.
As dicas foram organizadas por mim a partir de editais de concursos anteriores. O assunto está de maneira bastante resumida e, caso você queira se aprofundar na matéria, procure uma gramática.
O assunto PREPOSIÇÃO sempre cai em concursos públicos que trazem a disciplina de Língua Portuguesa. Um concursando que se preze, não pode ir fazer a prova sem saber esse assunto.
Estudar Português deve ser encarado com prazer. É difícil fazer isso na prática... Portanto, evite acumular matéria e fuja da 'decoreba'. O aconselhável é que se estude através de exemplos (como o acima).
Apesar de ser desaconselhável decorar o assunto, o concursando deve pelo menos saber identificar o que é uma PREPOSIÇÃO. Acima estão as ESSENCIAIS. Você não precisa saber 'de cor e salteado', até porque, dependendo do contexto, algumas palavras mudam de função.
Por fim, quando sentir preguiça de estudar ou o desânimo cair sobre você, pense no salário. Aquele monte de notas de cem reais passando entre seus dedos... Comigo funciona.

Boa sorte na prova e, quando passar, me chama para a comemoracão.

ADIANTANDO O RELÓGIO

Aprenda um pouco mais sobre o Horário de Verão

O Horário de Verão é uma alteração do horário de determinado lugar e acontece, como o próprio nome diz, costumeiramente durante o verão. Nesse período são adiantados os relógios em uma hora, com relação ao fuso horário oficial local.

O motivo de tal procedimento acontecer no verão é porque nessa época do ano os dias são mais longos, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. A partir do momento em que ‘nos levantamos com o Sol’, estamos aproveitando melhor os raios solares e economizando energia - principal motivo da mudança no relógio. E tem mais: a queda no consumo de eletricidade ajuda, também, o meio ambiente.

A ideia do Horário de Verão foi levantada pela primeira vez em 1784 por Benjamin Franklin, político e inventor norte-americano. Naquela época ainda não existia luz elétrica, mas Benjamin queria aproveitar melhor as horas do sol para economizar nas velas a cera, que antigamente desempenhavam o papel de lâmpadas elétricas. Mas a medida não convenceu o governo estadunidense, que recusou a iniciativa.

O primeiro país a adotar o Horário de Verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. De lá para cá dezenas de outras nações aderiram à moda e ajudam, de uma forma direta, na economia de energia e na preservação da natureza.


Foto: arquivo pessoal.

A MÚSICA QUE TOCAVA QUANDO VOCÊ NASCEU

Já pensou como seria legal escutar a música que fazia sucesso no ano em que você nasceu?

E que tal curtir os hits que fizeram sucesso nos últimos 100 anos?!

Pois isso e muito mais você encontra no link http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm.

Para quem gosta de boa música ou simplesmente quer relembrar antigos sucessos - que sempre trazem à tona doces recordações - vale a pena conferir.

Além das músicas, o site traz ainda video clipes, letras das canções, autores, dentre outras coisas.