segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O PRIMEIRO DIPLOMA UNIVERSITÁRIO DA FAMÍLIA

Uma grande conquista, muitas recordações...

Agora é oficial: sou jornalista!!!

Às 19h da noite de hoje aconteceu no auditório da reitoria da UFRN a cerimônia de colação de grau da turma 2012.1 dos cursos de Comunicação Social, habilitações jornalismo e radialismo. Para mim, a cerimônia representou a realização de um sonho há muito esperado: o diploma de ensino superior.

Para minha família, apesar de não estarem presentes, também foi uma data importante. É a primeira vez que um dos doze irmãos conquista um diploma universitário. Mas isso não é motivo de orgulho para mim. As pessoas que eu mais gostaria que participassem dessa festa não estavam lá, meus queridos PAIS, seu André e dona Maria, já falecidos. Foram eles meus primeiros professores, principais incentivadores e é a eles que eu dedico, primeiramente esse diploma. Sem eles, minha alegria não foi total.

Agradeço também a todos os irmãos, demais familiares, amigos e professores que de alguma forma me ajudaram a conquistar mais essa vitória. O caminho foi longo e cheio de vicissitudes. Mas com fé em DEUS e muita força de vontade, venci todos os obstáculos. Perdi as contas das noites que fiquei acordado estudando para provas, preparando seminários, organizando apresentações de trabalhos.

Na hora da cerimônia, a única pessoa que estava lá me acompanhando era Patrícia, minha namorada. Eu queria que todos os que fizeram parte da minha vida escolar e acadêmica estivessem lá... Mas não deu. No momento do Hino Nacional Brasileiro, que marcou o início do cerimonial, um filme passou pela minha cabeça. Não contive a emoção e as lágrimas rolaram pelo meu rosto.

Lembrei de quando era criança e ia para aula de bicicleta. Minha mãe ficava na estrada, me protegendo com seu olhar, até eu desaparecer no horizonte. Toda vez que eu saía ela dizia baixinho: "Vá com DEUS e a Virgem Maria".

Recordei quando eu era fuzileiro naval. Muitas vezes ia para a guarita com o fuzil 'a tiracolo' e com livros escondidos no uniforme. Quando era liberado para as aulas do cursinho, para não chegar atrasado, era comum eu sair sem jantar ou sem tomar banho. Chegava no quartel cerca de onze da noite, 'assumia o posto' à meia noite e só ia dormir às três da manhã.

Lembrei também quando estava na PM. Perdi a conta das vezes que, de plantão, eu ia para a universidade mas antes, parava num supermercado, ia no banheiro, trocava de roupa e frequentava as aulas com a farda e o armamento escondidos na mochila.

Mais recentemente, como bancário, lembrei do enorme esforço que fiz para não trancar o curso. Cheguei a trabalhar numa cidade que ficava a duzentos quilômetros da universidade... Em certa ocasião viajei essa distância toda e só peguei dez minutos de aula. Até no dia de defender a monografia (dessa vez já trabalhando em Natal/RN), cheguei 'em cima da hora' devido a uma reunião na agência bancária.

Mas tudo acabou dando certo... Como minha mãe sempre dizia: Tenha fé em DEUS que tudo vai dar certo.

Pai, mãe, eu consegui!!! Esse diploma é para vocês.


Mais fotos.
 Juramento dos concluintes.

 Recebendo o 'canudo'.

 Com Patrícia, a namorada.

 Foto com a turma.

Outra foto com a turma.