terça-feira, 24 de agosto de 2010

O PERDÃO GERA O AMOR

36 Um dos fariseus convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e sentou-se à mesa.

37 E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume.

38 A mulher se colocou por detrás, aos pés de Jesus e, chorando, começou a lavar-lhe os pés com lágrimas. Em seguida os enxugava com os cabelos da sua cabeça, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.

39 Vendo isso, o fariseu que convidou Jesus falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.

40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa a dizer-te.” Respondeu ele: “Dize-a, Mestre.”

41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, e outro, cinquenta. 42 Não tendo eles com que pagar, o credor perdoou a ambos. Qual deles o amará mais?”

43 Respondeu Simão: “Suponho que é aquele a quem mais perdoou.” Replicou-lhe Jesus: “Julgaste bem.”

44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: “Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para lavar os pés; mas esta com suas lágrimas os lavou e com seus cabelos os enxugou.”

45 “Não me deste o beijo da saudação; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.”

46 “Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com perfume ungiu-me os pés.”

47 Por isso eu te digo: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados; porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor.”

48 E Jesus disse a mulher: “Teus pecados estão perdoados.”

49 Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: “Quem é este que até perdoa pecados?”

50 Jesus, porém, disse à mulher: “A tua fé te salvou. Vai em paz.”



(Bíblia Sagrada. Novo Testamento. Evangelho de (São) Lucas, capítulo 7, versículos 36 a 50. Lc 7, 36-50)


"Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor." Os fariseus se julgavam salvos e por isso se achavam melhores que as outras pessoas. Mas Jesus nos revela nesta leitura que o amor de Deus é infinito e chega a todos os que O temem. Jesus nos ensina, ainda, que o perdão é a maior demonstração de amor. Afinal, quanto mais se ama, mais se perdoa. E nós, temos perdoado verdadeiramente, ou somos como o fariseu, que apenas julga e aponta os defeitos dos outros?



(A imagem acima foi copiada do link http://www.cantodapaz.com.br/blog/meditacao-com-som-e-imagem/11%C2%BA-domingo-c-a-pecadora/.)