sábado, 28 de agosto de 2010

110 ANOS DA ´LARANJA MECÂNICA´

Conheça um pouco da história da Seleção Holandesa, carrasca do Brasil na copa 2010

A Seleção Holandesa de Futebol (ou Neerlandesa) completou esse mês 110 anos de existência. O time representa a Holanda (Países Baixos) nas competições de futebol da União Europeia de Futebol (UEFA) e da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Foi a primeira equipe a se classificar para a Copa do Mundo na África do Sul. Isso a fez cabeça de chave - no caso, do grupo E -, o que lhe conferiu algumas prerrogativas, como escolher o estádio onde disputou as partidas.

Fundada aos 21 de Agosto de 1900, em Amsterdã, já em 1908 se filiou à FIFA. Desde então, a “Laranja Mecânica” participou de nove copas do mundo:

1934: foi derrotada na primeira fase e ficou em 11º lugar;

1938: foi eliminada também na primeira fase e ficou com a 14ª colocação;

1974: foi vice-campeã. Perdeu na final de 2 X 1 para a Alemanha Ocidental (donos da casa) de virada;

1978: novamente foi vice-campeã. Perdeu o título para a Argentina (anfitriã), por 3x1, na prorrogação;

1990: foi eliminada nas oitavas de final e terminou o mundial no 14º lugar;

1994: perdeu nas quartas-de-final de 3 X 2 para o Brasil e ficou com a 7ª colocação;

1998: novamente perdeu para a Seleção Brasileira (penaltys), e terminou em 4º lugar;

2006: perde para a seleção portuguesa nas oitavas-de-final e acaba em 11º lugar.


Na copa 2010 os holandeses fizeram uma excelente campanha - eliminando inclusive o Brasil, nas quartas-de final - mas foram derrotados na final pela Espanha e ficaram com o vice-campeonato (terceiro da história).

O uniforme principal da seleção é da cor laranja, motivo pelo qual o time ficou conhecido entre os torcedores como oranje (laranja). Além desse, a equipe holandesa tem outros dois apelidos: Carrossel Neerlandês e Laranja Mecânica.

Esses dois apelidos foram criados na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Sob o comando do técnico Rinus Michels, o time encantou o mundo com uma forma inovadora de jogar. Os jogadores não tinham posições fixas em campo. Ficavam dois no ataque, dois na defesa e os outros jogadores tocavam a bola entre si até chegar ao gol adversário.

Esse esquema tático ficou conhecido como Carrossel e fez dos holandeses vice-campeões em dois mundiais consecutivos: 1974 e 1978. Já a alcunha Laranja Mecânica também veio na copa de 1974. Deveu-se à cor do uniforme e à excelente campanha do time nesse torneio, que em sete partidas disputadas, venceu cinco, empatou uma e só perdeu na final, para os donos da casa.

Parabéns holandeses pelo aniversário da sua seleção.


(As imagens acima foram copiadas do link Google Images. As legendas foram colocadas posteriormente.)