sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POR QUE É IMPORTANTE FICAR SABENDO SOBRE COISAS QUE ACONTECEM NA ARGENTINA?

A Argentina é o maior parceiro econômico do Brasil, e vice versa. As economias dos dois países são extremamente dependentes uma da outra.

Mesmo sendo um país maior e com um parque industrial bem mais diversificado que dos ‘hermanos’, sofreríamos muito (economicamente) se a Argentina deixasse de ser nossa parceira comercial. Entretanto, se nosso país vizinho fizesse isso, estaria praticamente decretando sua falência! Como assim? Eles, os argentinos, dependem muito mais economicamente de nós, do que nós deles.

No contexto geopolítico, os brasileiros são líderes na América do Sul, seguidos de perto pelos argentinos. Contudo, para que nossos interesses na região tenham respaldo – principalmente entre os países integrantes do MERCOSUL – é importante que tenhamos o apoio dos compatriotas do Maradona. Os presidentes brasileiros, sabendo disso, sempre procuraram manter uma relação diplomática cordial com os líderes argentinos. O Lula, inclusive, era bem próximo de Néstor Kirchner – dizem as más línguas que Lula até já deu um ‘porre’ nele (brincadeira).

Dominar esses e outros assuntos é crucial para quem se prepara para concursos públicos. Em provas de vestibulares, a relação econômica Brasil-Argentina pode ser abordada em questões discursivas ou de múltipla escolha, nas matérias de História e Geografia, ou ainda, na prova de redação. Já nos demais concursos, o tema pode cair na disciplina de atualidades. Portanto, fique atento.

Saber essas dicas aparentemente simples pode ser a diferença entre ficar desempregado ou ganhar um salário inicial de dois mil reais por mês.

NAÇÃO ARGENTINA DE LUTO

Ex-presidente argentino, Néstor Kirchner, é sepultado hoje de manhã

Foi enterrado na manhã de hoje o ex-presidente argentino Néstor Carlos Kirchner. Ele faleceu no último dia 27, quarta-feira, em decorrência de problemas cardíacos, aos 60 anos de idade. Milhares de pessoas e autoridades de diversos países acompanharam o funeral realizado na Casa Rosada, residência oficial dos presidentes argentinos.

Néstor Kirchner foi o 54º presidente da Argentina. Assumiu em 25 de maio de 2003, sucedendo Eduardo Duhalde, e entregou o cargo no dia 10 de dezembro de 2007 para sua esposa Cristina Kirchner. Nasceu em 25 de fevereiro de 1950, em Río Gallegos, e faleceu em Calafate, ambas cidades da província de Santa Cruz, onde foi governador de 1991 a 2003. Antes de entrar para o Partido Justicialista (PJ), era advogado formado pela Universidade Nacional de La Plata. Teve dois filhos: Máximo e Florencia Kirchner.

Kirchner partiu e deixou duas viúvas: a esposa Cristina, que terá de governar sem o carisma e a popularidade do marido; e a nação Argentina, que perdeu o presidente que a ajudou a se recuperar da pior crise econômica de sua história.