segunda-feira, 17 de novembro de 2014

POUSO HISTÓRICO

 Módulo espacial consegue pousar num cometa. Fato histórico para a Ciência - e para a humanidade

Da esquerda para a direita: sonda Rosetta, módulo Philae e cometa Churyumov-Gerasimenko.
Aconteceu quarta-feira passada (12-11-14). O módulo Philae, transportado pela sonda espacial Rosetta, pousou com sucesso na superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko, tornando-se o primeiro artefato construído pelo homem a realizar tal feito.  

A missão de exploração do cometa é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia. O custo total do projeto foi de cerca de 1,2 bilhão de euros, cerca de 3,8 bilhões de reais. A sonda Rosetta foi lançada em 2004 e viajou cerca de 511 milhões de quilômetros até chegar ao cometa. Devido a distância, os dados transmitidos pelo módulo Philae demoram em torno de 28 minutos para chegar até o centro de controle da missão. 

A sonda Rosetta tem 30 metros de comprimento e pesa cerca de três toneladas. Já o módulo de pouso Philae pesa cem quilos e tem um metro de comprimento. O cometa, objeto da pesquisa, tem aproximadamente 4 quilômetros de comprimento e formato irregular. 

O espaço sideral sempre atraiu a curiosidade do ser humano. O pouso no cometa Churyumov-Gerasimenko, primeiro desse tipo na história da exploração espacial, inicia uma nova era na conquista do Cosmo e na busca de respostas científicas sobre a formação do Universo. 
 

(A imagem acima foi copiada do link Mensageiro Sideral.)