sexta-feira, 14 de outubro de 2011

INTERAÇÕES COMUNICATIVAS

Como foram classificadas as interações feitas pelo homem no processo comunicativo? Se você deseja saber, mas não quer ler aqueles livros chatos, 'se liga' nesse resumo:
As interações feitas pelo homem através dos diversos meios de comunicação foram classificadas por John B. Thompson em três tipos: “interação face a face”, “interação mediada” e “quase-interação mediada”.
Na interação face a face os indivíduos estão presentes e partilham um mesmo sistema referencial de espaço e de tempo, acontecendo num contexto de co-presença. Não há o emprego de um meio técnico. Elas têm um caráter dialógico, implicando num fluxo de ida e volta no sentido das informações. Os participantes podem fazer uso de expressões denotativas como “aqui”, “agora”, “este”, etc., e presumir que estão sendo entendidos. Outra característica da interação face a face é a multiplicidade de deixas simbólicas utilizadas pelos interlocutores: sorrisos, mudanças no timbre de voz, franzimento da testa, dentre outras.
As interações mediadas são dialógicas e acontecem entre interlocutores distantes entre si no espaço, no tempo, ou nos dois. São realizadas através de conversas telefônicas, troca de e-mails, cartas, etc. Diferentemente da interação face a face, a interação mediada utiliza um meio técnico para ser efetivada (fios elétricos, tela do computador, papel) e, por não acontecer num contexto de co-presença, há uma redução nas deixas simbólicas utilizadas pelos participantes.
Já a quase-interação mediada é aquela onde as relações sociais são estabelecidas pelos meios de comunicação de massa: livros, revistas, jornais, televisão, rádio, etc. Esse tipo de interação diferencia-se das anteriores em três características principais:
·         há uma extensa disponibilidade de informação e conteúdo simbólico no espaço tempo;
·         a interação é monológica, ou seja, o fluxo da comunicação é em sentido único;
as formas simbólicas são produzidas para um número indefinido de receptores.

Quem desejar se aprofundar no assunto, uma boa dica é ler o livro A Mídia e a Modernidade, de John B. Thompson.


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)

"Não importa aonde vá, você está lá."

Do filme Mad Max 3 - Além da Cúpula do Trovão


(A imagem acima foi copiada do link Cinematografia em Pauta.)