sábado, 9 de julho de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (III)

1. Um povo em aliança com DEUS


19 O encontro com DEUS - 16 Três dias depois, pela manhã, houve trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava fortemente. O povo que estava no acampamento começou a tremer.

17 Então Moisés tirou o povo do acampamento para receber DEUS. E eles se colocaram ao pé da montanha.

18 Toda a montanha do Sinai fumegava, porque Javé tinha descido sobre ela no fogo; a fumaça subia, como fumaça de fornalha. E a montanha toda estremecia.

19 O som da trombeta aumentava cada vez mais, enquanto Moisés falava e DEUS lhe respondia com o trovão. 20 Javé desceu no topo da montanha do Sinai e chamou Moisés lá para o alto. Quando Moisés subiu, 21 Javé lhe disse: 

"Desça e avise o povo para que não ultrapasse os limites para ver a javé. Caso contrário, muitos deles morreriam. 22 Mesmo os sacerdotes que se aproximarem de Javé, devem purificar-se, para que Javé não se volte contra eles".

23 Moisés disse a Javé: "O povo não poderá subir a montanha do Sinai, porque tu mesmo nos mandaste traçar um limite para marcar a montanha sagrada".

24 Javé insistiu: "Vá, desça, e depois suba com Aarão. Os sacerdotes e o povo, porém, não devem ultrapassar os limites, para subir onde está Javé, o qual se voltaria contra eles". 

25 Então Moisés desceu até o povo, e o avisou. 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 19, versículo 16 a 25 (Ex. 19, 16 - 25).  

Explicando Êxodo 19, 16 - 25.  

No momento da aliança, o povo tem uma experiência de DEUS. De per si, essa experiência é indescritível; para exprimi-la, recorre-se a uma série de sinais externos que expressam a manifestação de DEUS: fumaça, fogo, relâmpago, trovão, tremor de terra.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 91.

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)