terça-feira, 10 de janeiro de 2023

I. RITUAL DOS SACRIFÍCIOS (VIII)


4 Pecado do sumo sacerdote (II) - 8 O sacerdote tirará toda a gordura do bezerro da expiação: a gordura que cobre as entranhas, toda a gordura das entranhas, 9 os dois rins e os lombos com sua gordura, a massa gordurosa tirada do fígado e dos rins, 10 tudo conforme a parte reservada do sacrifício de comunhão.

E o sacerdote queimará essas partes sobre o altar dos holocaustos.

11 O couro do bezerro e toda a sua carne, com a cabeça, patas, entranhas e excremento, 12 isto é, o bezerro todo será levado para fora do acampamento, para um lugar puro, onde se jogam as cinzas, e será queimado sobre a lenha. Deverá ser queimado no lugar em que se jogam as cinzas.   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 04, versículo 08 a 12 (Lv. 04, 08 - 12).

Explicando Levítico 04, 01 - 05, 13.

O texto leva em conta os pecados feitos sem consciência, mas que, apesar de tudo, deixam impuro o homem. Para se obter o perdão, é necessário um sacrifício, que varia conforme o culpado. O sumo sacerdote e a comunidade são considerados sagrados; nesse caso, se faz um ritual especial. Já o chefe e a pessoa do povo pertencem ao domínio do profano, e o ritual é mais comum.

O centro do sacrifício pelo pecado é o sangue, que é a sede da vida e tem força para perdoar o pecado (cf. Lv 17,11). Tais sacrifícios foram abolidos na Nova Aliança: a partir dela, só o sacrifício e o sangue de Jesus é que podem perdoar pecados (cf. Hb 9).

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 118.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)