domingo, 18 de janeiro de 2015

DINOSSAUROS

O que foram, onde viveram, como morreram

Dinossauros: gigantes que dominaram a Terra por milhões de anos e teriam sido extintos pela queda de um meteorito.

Dinossauros é um termo utilizado para classificar vários grupos de animais que viveram no planeta Terra há milhões de anos. O termo dinossauros ou dinossáurios vem do latim Dinosauria, mas deriva do grego e significa lagarto terrível.

Esse termo foi proposto por Richard Owen em 1842 e, apesar dos dinossauros serem répteis e não lagartos, o nome acabou pegando e se popularizou tanto entre cientistas, quanto entre pessoas comuns.

Os dinossauros ocuparam praticamente todos os ambientes terrestres e foram a espécie dominante no nosso planeta por cerca de 135 milhões de anos!!! Surgiram há cerca de duzentos e trinta milhões de anos (período Triássico) e desapareceram repentinamente há mais ou menos 65 milhões de anos (final do período Cretáceo).

A paleontologia é a ciência natural que estuda a vida do passado na Terra e, por conseguinte, os dinossauros. Baseados em fósseis (restos de seres vivos preservados em vários tipos de materiais), os cientistas identificaram mais de mil diferentes espécies de "dinos": carnívoros; herbívoros; bípedes; quadrúpedes; aquáticos; terrestres; voadores; alguns com poucos centímetros de comprimento; outros com mais de vinte metros de altura; alguns pesando poucos quilos, talvez gramas; outros com várias toneladas de peso; alguns com chifres; outros com armaduras...

Depois de milhões de anos reinando soberanos sobre a Terra os dinossauros foram extintos. A teoria mais aceita é a que um meteorito teria colidido com nosso planeta e extinguido a maioria das formas de vida aqui existentes.

Especula-se que o evento catastrófico que causou o fim da era dos dinossauros poderia se repetir e causar a extinção da raça humana. Mas isso, caros leitores, é assunto para outra conversa...


(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)