sábado, 24 de abril de 2010

FESTA NO ESPAÇO

Telescópio Hubble completa 20 anos de atividade

No dia 24 de abril de 1990 a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) colocava na órbita terrestre o Telescópio Espacial Hubble. O telescópio, um satélite astronômico, não tripulado e artificial, foi transportado pelo Ônibus Espacial Discovery através da missão STS-31. Desde então o Hubble transmite impressionantes imagens que ajudam os cientistas a estudarem os mistérios do universo.

O telescópio foi imaginado na década de 1940, projetado e construído nos anos 70 e 80 e está em funcionamento desde 1990. Sua vantagem em relação a qualquer outro instrumento do tipo que esteja localizado na Terra deve-se ao fato de não sofrer com a opacidade da atmosfera. Por estar no espaço sideral, o Hubble capta fotos com uma nitidez impressionante. Já os outros telescópios terrestres, por mais potentes e avançados que sejam, têm suas fotos distorcidas pela atmosfera do nosso planeta. Esta funciona, literalmente, como uma verdadeira névoa que atrapalha na captação das imagens.

O Telescópio Espacial Hubble recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo Edwin Powell Hubble (1889-1953), que revolucionou a Astronomia ao descobrir que o Universo estava se expandindo.

Nesses 20 anos de funcionamento o Hubble forneceu fotos primorosas do nosso universo. Captou imagens de estrelas, nebulosas, galáxias, buracos negros. Mas sua importância vai muito além de belas fotografias.

Com o Telescópio Hubble a humanidade rompeu limites orbitais antes inimagináveis e começou a desbravar o universo, “a fronteira final”. Com ele nos lançamos na aventura que alimenta o imaginário do homem desde a antiguidade: a conquista do espaço.


Mais fotos do Telescópio Hubble:







(As imagens acima foram copiadas do link Hubble Site.)

A PASSOS DE TARTARUGA


Atraso nas obras pode diminuir número de sedes para a Copa de 2014

Por causa dos atrasos nas obras que habilitariam os estádios brasileiros aos padrões da Fifa (Federação Internacional de Futebol), o governo federal pensa em reduzir o número de cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. A medida faz parte de um 'Plano B' do governo e consiste na redução de doze para oito cidades-sede.

O ministro Orlando Silva, ministro dos esportes, explicou ontem que as cidades que não iniciarem as obras até o dia 03 de maio, correm o risco de serem excluídas do torneio. Os estádios selecionados para a copa devem passar por reformas que os adequem às exigêncais da Fifa. O problema é que alguns estádios, como o de Natal-RN, devem ser construídos em sua totalidade, mas nenhum tijolo foi sequer assentado.

A Fifa exige um mínimo de oito lugares para sediarem os jogos da Copa do Mundo. Mas o presidente Lula, sabidamente, decidiu levar os jogos para doze cidades diferentes. Assim, cada região do país teria seu representante, o que descentralizaria a hegemonia das regiões Sul e Sudeste.

As doze cidades escolhidas para 2014 foram: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Engraçado. Após a votação que escolheu as sedes da copa, dezenas de políticos das respectivas cidades, apareceram nos meios de comunicação dizendo que tinham conquistado essa vitória. Agora, quando muitas obras estão fora do prazo, ninguém aparece para dar esclarecimentos. Já pensou?


(A imagem que ilustra esse texto foi copiada do link Paulo de Carli.)