sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DEUS OUVE O PEDIDO DOS POBRES

A história de Zacarias e Isabel, pais de João Batista

5 No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias. [...] Sua esposa se chamava Isabel [...]. 6 Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7 Não tinham filhos porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

8 Certa ocasião, Zacarias fazia o serviço religioso no Templo. [...] 11 Então apareceu a Zacarias um anjo do Senhor. [...] 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou pertubado e cheio de medo.

13 Mas o anjo disse: “Não tenha medo, Zacarias! Deus ouviu o seu pedido, e a sua esposa Isabel vai ter um filho, e você lhe dará o nome de João. 14 Você ficará alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Ele não beberá vinho, nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará cheio do Espírito Santo. 16 Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17 Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.”

18 Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como vou saber se isso é verdade? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada.”

19 O anjo respondeu: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e ele me mandou dar esta boa notícia para você. 20 Eis que você vai ficar mudo, e não poderá falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque você não acreditou nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo.” [...]

23 Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24 Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e se escondeu durante cinco meses. 25 Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas, capítulo primeiro, versículos de 5 a 8, 13 a 20 e 23 a 25 (Lc 1. 5-8; 13-20; 23-25)

Para compreendermos o Natal, nascimento do Menino Jesus, temos que primeiro entendermos os eventos que antecederam esse acontecimento. O nascimento de João, que mais tarde batizaria Jesus na idade adulta - daí o nome João Batista - é um dos fatos que não podem passar despercebidos por aqueles que querem entender o que é o Natal. Antes mesmo da vinda do Messias, Deus enviou um mensageiro à sua frente, para preparar os caminhos do Senhor. Esse mensageiro é João Batista, filho de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Maria, inclusive, foi visitar sua parenta quando esta estava grávida, mas essa, caro leitor, já é outra história...



(A imagem acima foi copiada do link Blog da Canção Nova.)