domingo, 10 de maio de 2015

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 70 ANOS (II)

BLITZKRIEG
O que foi, como funcionava, quem inventou


Blitzkrieg é um termo alemão que significa guerra-relâmpago. Foi uma tática militar utilizada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial que consistia em utilizar ataques rápidos e de surpresa com o intuito de pegar o inimigo despreparado e evitar que o mesmo tivesse tempo de organizar suas defesas.

Teve como principal mentor o general Erich von Manstein e consistia no ataque coordenado no campo de batalha de três elementos: aviação, blindados e infantaria.

Na primeira parte da guerra a tática da Blitzkrieg demonstrou-se eficaz e imbatível. Graças a ela a Wermacht (Forças Armadas da Alemanha Nazista) conseguiu invadir os seguintes países: Polônia, França, Dinamarca, Bélgica, (antiga) Iugoslávia, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Grécia e, por fim, União Soviética, onde encontraram resistência e começaram a recuar.

A ofensiva era tão inovadora que na campanha contra a Polônia e, posteriormente, contra a França a aviação (Luftwaffe), a infantaria e os veículos blindados (panzers) alemães conseguiram conquistar os dois países em pouco mais de cinco semanas.  

Parecia que a Alemanha iria vencer a guerra com a Blitzkrieg, entretanto, a coisa começou a mudar. A tática só dava êxito num campo de combate reduzido e em operações de curta duração. Os Aliados perceberam isso e já em 1942 os soviéticos contiveram os avanços dos nazistas e começaram a fazê-los recuar.

Começava-se a desenhar a derrota da Alemanha Nazista e a dissolução do III Reich.


Veja um excelente documentário sobre a Blitzkrieg no link You Tube.


(A imagem acima foi copiada do link Free Desktop Backgrounds.)