quinta-feira, 9 de outubro de 2014

OS "MORANGOS" DA VIDA

Talvez, ao me ouvir falar em felicidade, você se pergunte se eu não tenho problemas. Se tudo dá sempre certo para mim. Se nunca passei por uma grande dificuldade que me tenha deixado marcas, como ocorre com a maioria das pessoas. É claro que sim. Sou como todo mundo. Tenho angústias, fico estressado, as pessoas às vezes me traem... mas procuro comer os morangos da vida. 

Um sujeito estava caindo em um barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. Em cima do barranco havia um urso imenso querendo devorá-lo. O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha à sua frente. Embaixo, prontas para engoli-lo, quando caísse, estavam seis onças tremendamente famintas. Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando. 

Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas dos seus pés. Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, refletindo o sol. Num esforço supremo, apoiou seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e com a esquerda, pegou o morango e se deliciou com o sabor doce e suculento. Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso. 

Talvez você me pergunte: 

- E o urso e as onças? 

O que importam o urso e as onças? Apenas coma o morango! Se o homem não desistir, as onças e o urso desistirão. 

Às vezes, você está em sua casa no final de semana, com filhos e amigos, comendo um churrasco. Percebendo seu mau humor, sua esposa ou seu marido lhe diz: 

- Meu bem, relaxe e aproveite o domingo!  

E você, chateado (a), responde: 

- Como posso curtir o domingo se amanhã vai ter um monte de ursos e onças querendo me pegar na empresa? 

Relaxe e viva um dia por vez: coma o morango. Problemas acontecem na vida de todos nós, até o último suspiro. Sempre existirão ursos querendo comer nossas cabeças e onças a arrancar nossos pés. Isso faz parte da vida e é importante que saibamos viver dentro desse cenário. Mas precisamos saber comer os morangos, sempre.

Os problemas não impedem ninguém de ser feliz. O fato de sua mulher estar com tensão pré-menstrual, ou seu marido irritado, não os impede de tomar sorvete juntos. Poderá não haver outra oportunidade de experimentar algo tão saboroso. Saboreie os bons momentos.

Sempre existirão ursos, onças e morangos. Eles fazem parte da vida. Mas o importante é saber aproveitar o morango. Coma o morango quando ele aparecer. Não deixe para depois. O melhor momento para ser feliz é agora. O futuro é uma ilusão que sempre será diferente do que imaginamos. A felicidade não é algo que você vai conquistar dentro de você mesmo...

Desejo muitos morangos a todos!

Autor desconhecido, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Planet Kids.)

DIFERENÇA ENTRE 'PARAR' E 'DIMINUIR'

Um advogado dirigia distraído quando, num sinal PARE, passa sem parar, mesmo em frente a uma viatura da PRF - Polícia Rodoviária Federal. Ao ser mandado parar, toma uma atitude de espertalhão. 

Policial - Boa tarde. Documento do carro e habilitação. 

Advogado - Mas por que, policial? 

Policial - Não parou no sinal de PARE ali atrás. 

Advogado - Eu diminuí, e como não vinha ninguém... 

Policial - Exato. Documentos do carro e habilitação. 

Advogado - Você sabe qual é a diferença jurídica entre diminuir e parar? 

Policial - A diferença é que a lei diz que num sinal de PARE deve parar completamente. Documento de habilitação. 

Advogado - Ouça policial, eu sou advogado e sei de suas limitações na interpretação de texto de lei. Proponho-lhe o seguinte: se você conseguir me explicar a diferença legal entre diminuir e parar eu lhe dou os documentos e você pode me multar.. Senão, vou embora sem multa. 

Policial - Muito bem, aceito. Pode fazer o favor de sair do veículo, sr. advogado? 

O Advogado desce e é então que os ocupantes da viatura da PRF baixam o cacete. É 'porrada' para tudo quanto é lado: tapa, botinada, cassetete, cotovelada, etc. O advogado grita por socorro...

Então o policial pergunta: 

- Quer que a gente PARE ou só DIMINUA?

Autor desconhecido, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Rádio Progresso 640.)