quarta-feira, 8 de setembro de 2010

JESUS É O MESSIAS

Conheça a origem bíblica da Igreja Católica


13 Jesus chegou à região de Cesaréia de Felipe e perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”

14 Responderam eles: Uns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.

15 Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?”

16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.”

17 Disse-lhe Jesus: “Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi um ser humano quem te revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

18 Por isso eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno nunca poderão vencê-la.

19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.”


(Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Mateus: capítulo 16, versículos de 13 a 19 (Mt 16, 13 – 19)


A tradição da Igreja Católica trata Pedro como sendo o primeiro papa. O papa é o chefe visível da Igreja; Jesus, o espiritual. Ora, as Sagradas Escrituras são enfáticas: o próprio Jesus Cristo confiou ao apóstolo ‘pescador de homens’ a incubência de cuidar da sua igreja. Por que então existem centenas de igrejas ‘cristãs’ espalhadas por aí?

A Igreja tem origem divina – Jesus – mas está em mãos humanas. O homem, com suas fraquezas, se corrompeu e levou a divisões dentro da Igreja. Assim surgiram as igrejas que vemos hoje em cada esquina. Mas apesar das fraquezas, divisões e erros dentro da Igreja, esta se mantém firme há mais de dois mil anos, e continuará assim eternamente, pois o próprio Messias disse: [...] e as forças do inferno nunca poderão vencê-la (Mt 16, 18b).


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)