terça-feira, 3 de maio de 2022

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (XI)

3. Fracasso da via legal


5 O DEUS dos marginalizados - 1 Depois disso, Moisés e Aarão se apresentaram diante do Faraó e disseram: "Assim diz Javé, o DEUS de Israel: deixe meu povo partir para que celebre uma festa para mim no deserto".

2 O Faraó respondeu: "Quem é Javé, para que eu tenha de obedecer a ele e deixar Israel partir? Não reconheço Javé, nem deixarei Israel partir".

3 Eles disseram: "O DEUS dos hebreus veio ao nosso encontro. Deixe-nos fazer uma viagem de três dias pelo deserto para oferecermos sacrifícios a Javé nosso DEUS; caso contrário, ele nos ferirá com peste ou espada".

4 Então o rei do Egito lhes disse: "Moisés e Aarão, por que vocês subvertem o povo que trabalha? Voltem já para o trabalho!"

5 E o Faraó acrescentou: "Eles já são mais numerosos que os nativos do país e vocês ainda querem que eles deixem de trabalhar?" 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 05, versículos 01 a 05 (Ex. 05, 01-05).

Explicando Êxodo 5, 01 - 05.

O processo de libertação começa através da via legal, por uma reivindicação feita em nome do DEUS dos hebreus. O nome "hebreus" é aplicado a grupos que não possuíam lugar na sociedade e eram considerados como vagabundos e bagunceiros. Por isso, a expressão "DEUS dos hebreus" designa o DEUS que é solidário com os marginalizados.

A reação do Faraó é de auto-suficiência total: primeiro, ele considera o DEUS dos marginalizados; depois, acusa os líderes de subverter o povo, afastando-o do trabalho, prejudicando assim os interesses da classe dominante.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 74.

(A imagem acima foi copiada do link Bíblia de Estudo.) 

"Aqueles que concordam com uma opinião chamam-lhe opinião; mas os que discordam chamam-lhe heresia".


Thomas Hobbes (1588 - 1679): filósofo, matemático e teórico político inglês. O livro Leivatã é sua principal obra, com a qual lançou as características do Estado moderno tal qual conhecemos hoje.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)