quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Cântico de ZACARIAS


67 O pai Zacarias cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo:

68 "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69 Fez aparecer uma força de salvação na casa de Davi, seu servo; 70 conforme tinha anunciado desde outrora pela boca de seus santos profetas.

71 É a salvação que nos livra de nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

72 Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua santa aliança, 73 e o juramento que fez ao nosso pai Abraão. 74 Para conceder-nos que, livres do medo e arrancados das mãos dos inimigos, 75 nós o sirvamos com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

76 E a você, menino (João), chamarão profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para preparar-lhe os caminhos, 77 anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados.

78 Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, 79 para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte; para guiar nossos passos no caminho da paz."

Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas: capítulo 1, versículos 67 a 79 (Lc 1. 67 - 79)


(A imagem acima foi copiada do blog da Tia Alê. A legenda foi colocada posteriormente.)

UMA LUZ NAS TREVAS

ISAÍAS profetiza a vinda do MESSIAS (II)

1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso. [...]

4 Porque toda bota que pisa com barulho e toda capa empapada de sangue serão queimadas, devoradas pelas chamas.

5 Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Forte”, “Pai para sempre”, “Príncipe da Paz”. 6 Grande será o seu domínio, e a paz não terá fim sobre o trono de Davi e seu reino, firmado e reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre.

Bíblia Sagrada, Antigo Testamento, Livro do Profeta Isaías: capítulo 9, versículos 1 e 4 a 6 (Is 9. 1. 4 – 6)


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

JESUS é a PALAVRA que revela DEUS aos homens

Prólogo


1 No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. 2 No começo ela estava voltada para Deus. 3 Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. 4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram apagá-la.

6 Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. 7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. 9 A luz verdadeira, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo.

10 A palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 11 Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam. 12 Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que a receberam, isto é, àqueles que acreditam no seu nome. 13 Estes não nasceram do sangue, nem do impulso da carne, nem do desejo do homem, mas nasceram de Deus.

14 E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade.


Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] João: capítulo 1, versículos 1 a 14 (Jo 1. 1 – 14)


“A palavra estava no mundo [...], mas o mundo não a conheceu. Ela veio para a sua casa, mas os seus não a receberam” (Jo 1. 10-11). Assim também acontece nessa época natalina. Jesus, o Filho de Deus, bate à nossa porta, querendo fazer parte da nossa vida, mas nós não o deixamos entrar. Não o aceitamos. Preferimos acreditar numa figura folclórica (papai Noel) e trocamos a graça de nos tornarmos filhos de Deus (Jo 1. 12) por coisas materiais. Mesmo assim “a Palavra se fez homem e habitou entre nós” (Jo 1. 14). Ainda que sejamos seres ingratos, Deus nos ama e envia seu Filho único para que este seja uma luz a iluminar nossas trevas: as trevas da ganância, da discórdia, da inveja, da mentira, do preconceito, da falsidade, da corrupção, da raiva, da falta de amor para com o próximo, do descaso para com a natureza. Neste Natal, Jesus quer ser a nossa luz. Uma luz verdadeira que ilumina todos os homens (Jo 1. 9). Mas e nós, queremos que isso aconteça? Ou preferimos continuar acreditando em estorinhas de criança?


(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)