quarta-feira, 21 de março de 2018

MARIE CURIE

Quem foi, o que fez


Marie Curie (1867 - 1934) foi uma cientista polonesa, naturalizada francesa, que desenvolveu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade (termo inventado por Marie). Foi casada com Pierre Curie, também cientista, com quem realizou suas pesquisas. 

Primeira mulher a fazer doutorado na França, descobriu dois elementos químicos: o Rádio (Ra) e o Polônio (Po). Marie ganhou dois prêmios Nobel: em 1903 ganhou o Nobel de Física e em 1911, o Nobel de Química. Com isso, se tornou a primeira pessoa, e única até hoje, a ganhar o Nobel duas vezes. Nem o próprio Albert Einstein conseguiu tal façanha!!! 

Marie Curie foi a pioneira não só no mundo das Ciências, mas, a seu modo, rompeu as barreiras do preconceito e do machismo e abriu uma nova fronteira para outras mulheres. 

Faleceu aos 66 anos de idade vítima de leucemia. A doença teria sido causada pela exposição prolongada que a cientista sofreu ao carregar materiais radioativos nos próprios bolsos, durante suas pesquisas (isso sim, é ter amor pela Ciência...).  

O elemento Cúrio (Cm) foi batizado em homenagem ao casal Curie. 


(A imagem acima foi copiada do link Super Interessante.)