sexta-feira, 29 de março de 2013

A PAIXÃO DO SERVO DE DEUS

Vejam! O meu servo vai ter sucesso, subirá e crescerá muito. Assim como muitos ficam espantados por causa dele – pois já não parece mais gente, tinha perdido toda a sua aparência humana – assim também as nações numerosas levarão um susto. 
Diante dele os reis vão fechar a boca, pois verão uma coisa que nunca ouviram contar e compreenderão o que jamais ouviram.
Quem acreditou em nossa mensagem? Para quem foi mostrado o braço de DEUS? Ele cresceu como broto na presença de DEUS, como raiz em terra seca.
 
Ele não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo. Desprezado e rejeitado pelos homens, homem do sofrimento e experimentado na dor; como indivíduo de quem a gente esconde o rosto, ele era desprezado e nem tomamos conhecimento dele.  
 
Todavia, eram as nossas doenças que ele carregava, eram as nossas dores que ele levava em suas costas. E nós achávamos que ele era um homem castigado, um homem ferido por DEUS e humilhado. Mas ele estava sendo traspassado por causa de nossas revoltas, esmagado por nossos crimes. Caiu sobre ele o castigo que nos deixaria quites; e por suas feridas é que veio a cura para nós.
Todos nós estávamos perdidos como ovelhas, cada qual se desviava pelo seu próprio caminho, e DEUS fez cair sobre ele os crimes de todos nós. Foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; tal como cordeiro, ele foi levado para o matadouro; como ovelha muda diante do tosquiador, ele não abriu a boca.
Foi preso, julgado injustamente; e quem se preocupou com a vida dele? Pois foi cortado da terra dos vivos e ferido de morte por causa da revolta do meu povo. A sepultura dele foi colocada junto com a dos ímpios, e seu túmulo junto com o dos ricos, embora nunca tivesse cometido injustiça e nunca a mentira estivesse em sua boca.
No entanto, DEUS queria esmagá-lo com o sofrimento: se ele entrega a sua vida em reparação pelos pecados, então conhecerá os seus descendentes, prolongará a sua existência e, por meio dele, o projeto de DEUS triunfará.
 
Pelas amarguras suportadas, ele verá a luz e ficará saciado. Pelo seu conhecimento, o meu servo justo devolverá a muitos a verdadeira justiça, pois carregou o crime deles. Por isso eu lhe darei multidões como propriedade, e com os poderosos repartirá o despojo: porque entregou seu pescoço à morte e foi contado entre os pecadores, ele carregou os pecados de muitos e intercedeu pelos pecadores.
 
Bíblia Sagrada, Antigo Testamento, Livro do Profeta Isaías, capítulo 52 versículo 13 a capítulo 53 versículo 12 (Is 52, 13 – 53, 12)
 
(As imagens acima foram copiadas do link Images Google.)