terça-feira, 14 de setembro de 2010

QUEM ESCREVEU A 'CARTA AOS HEBREUS'?

Atribuída a [são] Paulo, a Carta aos Hebreus, 16o livro do Novo Testamento, pode não ter sido escrito pelo Apóstolo

A assim chamada carta aos Hebreus é comumente atribuída a [são] Paulo. Entretanto, seu estilo não tem nada parecido com o de Paulo, e até o séc. IV a Igreja do Ocidente recusou-se a atribuí-la ao Apóstolo.

Seu autor é desconhecido, da segunda geração cristã, e escreveu-a por volta do ano 80. Nada indica também que o texto seja uma carta: faltam endereço e saudação, e o estilo é impessoal, sem nenhuma referência a destinatários.

O gênero literário é mais o de sermão ou homilia.

[...]

Os destinatários são um grupo de leitores que se acham em grande perigo de rejeitar a fé em Jesus como revelador e portador da salvação. Eles sentem dificuldade em aceitar, tanto a forma humilhante e dolorosa da aparição terrestre de Jesus, como os próprios sofrimentos que estão tendo que suportar por serem cristãos e ainda a desilusão de não verem realizada a salvação final.

[...]

O escrito é de grande importância no quadro geral do Novo Testamento, pelo fato de apresentar Jesus como aquele que supera a instituição cultural do Antigo Testamento.

[...] o autor de Hebreus mostra que [...] o único ato salvador a obter de uma vez por todas o perdão é o sacrifício de Jesus, que derramou seu sangue e entregou sua vida por nós.

[...]

Jesus é, portanto, o único mediador entre Deus e os homens. Doravante, é ele o único santuário e sacerdote, e o sacrifício por ele realizado é, daqui por diante, o único agradável a Deus (Hb 9, 11 – 14).

Bíblia Sagrada, Edição Pastoral, PAULUS Gráfica, 1998, p.1545 (com adaptações)


(A imagem acima foi copiada do link Biblioteca Bíblica.)

O MISTÉRIO DE CRISTO


1 Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitas maneiras Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. 2 Nos últimos dias em que estamos, falou a nós pelo Filho. Deus o constituiu herdeiro de todas as coisas, e, por meio dele, também criou os mundos.

3 O Filho é a irradiação da sua glória e nele Deus se expressou tal como é em si mesmo. O Filho, por sua palavra poderosa, é aquele que mantém o universo.


Depois de realizar a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade de Deus nas alturas. 4 Ele está acima dos anjos, da mesma forma que herdou um nome mais excelente do que eles.

(Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Carta (Epístola) de [São] Paulo aos Hebreus: capítulo 1, versículos de 1 a 4 (Hb 1, 1 – 4)



(A imagem acima foi copiada do link Esplendor da Criação.)

O SANFONEIRO PILOTO

Waldonys completa hoje 38 anos

Waldonys José Torres de Menezes, mais conhecido como Waldonys, completa hoje 38 anos de idade. Nascido na cidade de Fortaleza – CE, no dia 14 de setembro de 1972, ele é sanfoneiro (acordeonista) e músico de forró.

Filho do senhor Eurides, um sanfoneiro amador, foi desde cedo incentivado pelo pai a estudar música, chegando, inclusive, a ter aulas teóricas no Conservatório Alberto Nepomuceno.

Waldonys já tocou com mestres do forró, como Dominguinhos e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Suas canções versam sobre os mais variados temas, com ênfase nas ‘coisas do sertão’. Seu repertório traz músicas que valorizam a cultura nordestina e respeitam a inteligência do ouvinte – bem diferente das novas bandas de forró...

Além de ser um excelente músico – talvez o melhor sanfoneiro da atualidade – Waldonys é ainda piloto de avião e tem curso de paraquedista.

Como dizem em Aracoiaba: o cara se garante!


(As imagens acima foram copiadas do link Google Images.)