quinta-feira, 17 de setembro de 2009

UMA DATA INESQUECÍVEL


Por que o dia 17 de setembro deve ser lembrado

O dia 17 de setembro é uma data importante. Você sabia disso? Vejamos que fatos marcantes aconteceram nesse dia.

Foi no dia 17 de setembro de 1787 a assinatura da Constituição dos Estados Unidos da América . Isso mesmo. Há exatos 222 anos, a nação símbolo do capitalismo e única potência militar e econômica da atualidade, assinava sua lei fundamental.

Discutida e aprovada pela Convenção Constitucional de Filadélfia, Pensilvânia, a Carta Magna dos estadunidenses continua a mesma até hoje. Sofreu apenas 27 emendas constitucionais em mais de duzentos anos de existência.

Outro evento importante também acontecido num 17 de setembro foram os Acordos de Paz de Camp David. Negociados na casa de campo do presidente dos EUA, em Maryland (daí a origem do nome), os acordos de paz continham disposições de como seria encaminhada a questão palestina. Tendo o presidente norte-americano, Jimmy Carter, como mediador, os tratados foram assinados na Casa Branca por Anwar Sadat (presidente do Egito), e por Menachem Begin (Primeiro-Ministro de Israel) em 17 de Setembro de 1978. Os acordos, que hoje completam 31 anos de existência, foram concebidos com o intuito de apaziguar os ânimos no oriente médio. Ânimos esses, exaltados com a criação do Estado de Israel em 1948. Infelizmente, os tratados não surtiram efeito. Até hoje aquela região vive dilacerada por décadas de conflitos entre árabes e israelenses. Mas essa é outra história…

O dia de hoje é importante porque é aniversário de uma pessoa especial. Sabe quem é o aniversariante?

Fernando Gabeira! Político, jornalista e escritor brasileiro, ele completa hoje 68 anos de vida. Mas não é dele que estou falando. Hoje é aniversário de alguém que trabalha com jornalismo. Essa pessoa é…

Fatima Bernardes?! A jornalista carioca, apresentadora do Jornal Nacional, completa hoje 47 aninhos. Parabéns para ela, mas ainda não é dela que estou falando. Vou dar a última dica. A pessoa que está soprando velinhas hoje é homem, nasceu num estado da região Nordeste e tenho certeza que você o conhece. Ele se chama…

Frank Aguiar! O cantor de forró e político (sim, ele entrou para a política) completa hoje 39 anos de idade. Que ele tenha paz e muitos anos de vida. Mas a pessoa que está somando mais uma translação hoje não é nenhum dos que foram acima mencionados. Pense bem...


O dia de hoje é importante porque há exatos 24 anos nascia, em Aracoiaba, cidade no sertão do Ceará, o filho da dona Maria e do seu André - que Deus os tenha. Um garoto bonito, forte, inteligente e bochechudo, que sonha em ser escritor.

E agora, adivinhou quem é?

(A foto dos fogos de artifício que ilustra esse texto foi copiada do link Imagens Google; as fotos de Fernando Gabeira, Fátima Bernardes e Frank Aguiar foram copiadas do link Aniversariantes.)