quarta-feira, 8 de junho de 2022

"Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é".


Margaret Thatcher (1925 - 2013): política britânica que exerceu o cargo de primeira-ministra do Reino Unido no período de 1979 a 1990. Ficou conhecida como Dama de Ferro.

(A imagem acima foi copiada do link GZH.) 

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (XXXV)

4. A Luta pela libertação


12 Ritual e compromisso - 43 Javé disse a Moisés e Aarão: "Assim será o ritual da Páscoa: nenhum estrangeiro comerá dela. 

44 Os escravos que você tiver comprado por dinheiro, poderão comer dela se forem circuncidados. 45 Quem estiver de passagem e os mercenários não comerão dela.

46 Cada cordeiro deverá ser comido dentro de uma casa; e nenhum pedaço de carne deverá ser levado para fora; e dele não se deverá quebrar nenhum osso.

47 Toda a comunidade de Israel celebrará a Páscoa. 48 Se algum imigrante que mora com você quiser celebrar a Páscoa de Javé, todos os homens de sua casa deverão ser circuncidados; então, ele poderá celebrá-la e será como um nativo do país. Por isso, nenhum incircunciso poderá comer dela. 

49 A mesma lei vale tanto para o nativo como para o imigrante que mora no meio de vocês". 

50 Todos os filhos de Israel fizeram o que Javé tinha ordenado a Moisés e Aarão. 

51 Nesse dia, Javé tirou do Egito os filhos de Israel, segundo seus exércitos.     

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 12, versículo 43 a 51 (Ex. 12, 43 - 51).

Explicando Êxodo 12, 43 - 51.

Só pode participar da Páscoa quem está comprometido com o processo da libertação. Com o correr dos tempos, a circuncisão se tornou o sinal desse compromisso.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 83. 

(A imagem acima foi copiada do link A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.)