sábado, 27 de agosto de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XXXIX)

5. Leis para o santuário


29 A consagração dos sacerdotes (III) - 26 Pegue o peito do carneiro da consagração de Aarão, e faça diante de Javé o gesto de apresentação desse peito. Essa parte será a porção que cabe a você.

27 Consagre o peito que foi apresentado e também a coxa da porção que foi tirada do carneiro da consagração e que pertence a Aarão e aos filhos dele.

28 Isso tudo será uma porção perpétua que Aarão e os filhos dele receberão dos filhos de Israel; porque é o tributo tomado dos sacrifícios de comunhão, que os filhos de Israel oferecem a Javé.  

29 As vestes sagradas de Aarão serão herdadas pelos seus filhos, que as vestirão quando forem ungidos e consagrados.

30 Durante sete dias, o filho que tiver sucedido a ele no sacerdócio as vestirá quando entrar na tenda da reunião, para servir no santuário. 

31 Depois pegue o carneiro da consagração e cozinhe sua carne num lugar sagrado.

32 Aarão e seus filhos comerão da carne do carneiro e do pão que está na cesta, à entrada da tenda da reunião. 33 Comerão a parte com que se fez a expiação por eles, quando forem investidos e consagrados. Nenhum estranho ao sacerdócio poderá comer disso, porque são coisas sagradas.

34 Se uma parte da carne do sacrifício de consagração ou dos pães ficar para o dia seguinte, será queimada; não se comerá , porque é coisa sagrada. 35 É isso que você fará com Aarão e os filhos dele, conforme tudo o que ordenei a você. O rito da consagração deles durará sete dias.  

36 Cada dia, ofereça também um bezerro como expiação pelo pecado. Faça o rito de expiação sobre o altar, oferecendo sobre ele um sacrifício pelo pecado. Depois, unja o altar para consagrá-lo. 37 Faça a expiação pelo altar durante sete dias, e depois o consagre; desse modo, o altar será santíssimo, e tudo o que nele tocar, será santificado.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 29, versículo 26 a 37 (Ex. 29, 26 - 37).

(A imagem acima foi copiada do link Pela Fé Católica.)