sexta-feira, 19 de agosto de 2022

"O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos".


Thomas Hobbes (1588 - 1679): filósofo, matemático e teórico político inglês. Ideário da teoria do direito divino dos reis, foi um grande defensor do absolutismo, sob o argumento de que é necessário um Estado Soberano para controlar a todos e manter a paz civil. Principal obra: Leviatã.  

(A imagem acima foi copiada do link Beduka.) 

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XXXIII)

5. Leis para o santuário


28 O peitoral - 15 Faça o peitoral do julgamento, bordado como o efod: será de ouro, púrpura violeta, vermelha e escarlate, e linho fino retorcido. 16 Será quadrado e duplo, com um palmo de comprimento e um de largura.

17 Coloque nele engastes de pedras, dispostas em quatro filas: na primeira fila, uma sardônica, um topázio e uma esmeralda; 18 na segunda fila, um carbúnculo, uma safira e um diamante; 19 na terceira, um jacinto, uma ágata e uma ametista; 20 na quarta, um berilo, um ônix e um jaspe. Elas serão guarnecidas de ouro nos seus engastes.

21 As pedras corresponderão aos doze nomes dos filhos de Israel. Cada pedra será gravada como um selo, com o nome de uma das doze tribos.

22 Faça também, para o peitoral, correntes de ouro puro, trançadas como cordões, 23 e também duas argolas de ouro, para colocar nas extremidades do peitoral. 24 Passe as duas correntes de ouro pelas duas argolas, nas extremidades do peitoral. 25 Fixe as duas pontas das correntes nos dois engastes e coloque-as nas ombreiras do efod, na parte da frente.

26 Faça duas argolas de ouro e coloque-as nas duas pontas inferiores do peitoral, junto ao efod. 27 Faça também duas argolas de ouro e coloque-as nas duas ombreiras do efod, na parte inferior dianteira, perto de sua juntura, sobre o cinto do efod.

28 Através de suas argolas o peitoral ficará preso às argolas do efod com um cordão de púrpura violeta, para que fique por cima do cinto do efod e não se desprenda do efod.

29 Desse modo, quando entrar no santuário Aarão levará no peitoral do julgamento, sobre o coração, os nomes dos filhos de Israel, como lembrança perpétua diante de Javé.

30 Coloque também no peitoral do julgamento o urim e o tumim, para que estejam sobre o coração de Aarão, quando ele entrar na presença de Javé. Aarão levará constantemente sobre o coração, na presença de Javé, o julgamento sobre os filhos de Israel. 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 28, versículo 15 a 30 (Ex. 28, 15 - 30).

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)