terça-feira, 1 de março de 2011

Um ARACOIABENSE no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro está comemorando hoje 446 anos. Conhecida por Cidade Maravilhosa, o Rio está entre os 10 destinos turísticos mais visitados do mundo. É a segunda maior cidade do país e foi capital do Brasil de 1763 a 1960, quando Brasília assumiu o status de capital federal.

Apesar da fama internacional de cidade violenta, o Rio de Janeiro teve um de seus principais pontos turísticos – o Cristo Redentor – eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno, levando a preferência de mais de 100 milhões de internautas.

Tive o prazer de conhecer a Cidade Maravilhosa diversas vezes para visitar meu irmão Almir. Abaixo, algumas fotos da minha última passada por lá em fevereiro de 2010, mostrando os dois pontos turísticos mais conhecidos da cidade: o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor (Corcovado):


Teleférico do Pão de Açúcar, também chamado de bondinho. É um dos dois jeitos de se chegar ao topo do Pão de Açúcar - a outra maneira é escalando. A subida do bonde é rápida, leva menos de cinco minutos. Mas dá um friozinho na barriga...



Foto do Pão de Açúcar tirada do Morro da Urca. Observe o aspecto da rocha. Não lembra um pão?.. Veja também a vegetação que cerca a serra. É da Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo!



Foto panorâmica da cidade do Rio de Janeiro tirada a partir do Corcovado. Repare como os prédios disputam espaço com as serras. É a Cidade Maravilhosa, uma terra de contrastes. De longe é tão frágil e pequenina que até podemos segurá-la entre as mãos.



Cristo Redentor, de braços abertos abençoando o 'Rio', os cariocas, os turistas, os gringos, os aracoiabenses e todos que por lá passam.




Aos pés do 'Cristo': chegar lá é fácil, difícil é tirar uma foto sozinho. São dezenas de turistas de todas as partes do mundo disputando um espaço.





Veja a quantidade de gente. Mas com um pouco de esforço, quase segurei na mão do Cristo Redentor...