sábado, 25 de junho de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA POTIGUAR


Entenda a importância da pecuária para o Rio Grande do Norte

A pecuária, como atividade econômica, sempre exerceu um papel muito importante na ocupação e povoamento do sertão e agreste norte-riograndenses. O gado já tinha seu valor na época da colonização.

Nas capitanias hereditárias ele exerceu, inicialmente, o papel de economia subsidiária à cana de açúcar. Entretanto, devido ao rápido desenvolvimento da pecuária, essa passou a competir com os engenhos. Não podendo mais dividir o mesmo espaço com aqueles, as fazendas de gado passaram a se deslocar para o interior das capitanias. Dava-se início ao processo de ocupação do sertão norte-riograndense.

A interiorização das fazendas invadiu os territórios ocupados por povos indígenas. Essa ocupação gerou disputas entre fazendeiros e índios, que culminou com a chamada Guerra dos Bárbaros.

Somente após esse conflito – e consequente derrota indígena – é que se deu a consolidação da ocupação das chamadas “ribeiras”, que originaram algumas cidades interioranas: Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, entre outras.

Até o final do século XIX a pecuária era a atividade econômica mais importante do agreste e do sertão potiguares. Através de suas oficinas de carne seca e fazendas leiteiras, a pecuária gerou empregos e trouxe lucros para a economia do estado.

Entretanto, com a ocorrência de secas periódicas, que dizimaram os rebanhos, e a transferência das oficinas de carne seca para a região sul do país, a atividade pecuária entrou em decadência no Rio Grande do Norte.

Com o declínio da pecuária, outras novas atividades econômicas começaram a ser exploradas. Mas esta, caros leitores, já é outra história…

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)