quinta-feira, 20 de maio de 2010

MODELOS DE RECURSO DA PROVA CAIXA NACIONAL 2010

A subprova de Conhecimentos Bancários apresentou várias questões passíveis de anulação. Confira:

QUESTÃO 26

Segundo a lei 7998/90:

“O Seguro-Desemprego é um benefício pessoal e intransferível, salvo nas situações a seguir:

· Morte do segurado, quando a parcela ainda disponível ou vencida até a data do óbito é paga ao dependente, com a apresentação de Alvará Judicial, se trabalhador formal, trabalhador resgatado ou empregado doméstico, ou Atestado de Óbito, se pescador artesanal;

· Grave moléstia do segurado, comprovada por perícia médica, quando a parcela é paga com apresentação do documento específico emitido pelo INSS indicando o procurador ou curador.

O pagamento de parcela do benefício a dependente de segurado decorrente de pensão alimentícia é feito com apresentação de Alvará Judicial.”

Fonte: www.caixa.gpv.br link seguro-desemprego
Portanto, a questão 26 é passível de anulação e, como estipulado no edital que rege esse concurso, edital Nº 1/2010/NM2 – DE 11 DE MARÇO DE 2010, no subitem 10.6, a pontuação correspondente à questão, deverá ser atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.


QUESTÃO 31

A Resolução 3.265, de 4 de março de 2005, do BACEN. Fez a reunião do Mercado de Câmbio de Taxas Livres e do Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes, criando um único mercado de câmbio. Assim, ficou instituído um único mercado de câmbio, mas continuaram a operar com duas cotações de moeda: o Segmento Livre e o Segmento flutuante.
Portanto, de acordo com o acima exposto, a questão 32 tem mais de uma opção correta, ficando, assim, passível de ser anulada, e a pontuação correspondente, deverá ser atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido, conforme estipulado no subitem 10.6, do edital que rege esse concurso público, EDITAL DE ABERTURA Nº 1/2010/NM2 – DE 11 DE MARÇO DE 2010.


QUESTÃO 34

Conforme o art, 54 da lei 6.404/76, as debêntures devem ter seu valor nominal expresso em moeda nacional.

Como existe uma opção com o enunciado acima, mas não é a resposta do gabarito preliminar da banca examinadora, a questão deve ser anulada e a pontuação correspondente, atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido, conforme estipulado no subitem 10.6, do EDITAL DE ABERTURA Nº 1/2010/NM2 – DE 11 DE MARÇO DE 2010.


QUESTÃO 44

Há uma outra alternativa correta, além da publicada no gabarito oficial:

“No regime monetário atual, com o objetivo de atingir a meta de inflação fixada pelo CMN, o BACEN efetua controle da expansão da base monetária, mediante o emprego dos instrumentos de política monetária”.

Argumentos:

Segundo Amaury Gremaund, Marco Vasconcellos, Rudnei Junior em Economia Brasileira Contemporânea, 6° edição (2005), página 236 e 498

“ O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária, mediante a utilização dos instrumentos disponíveis para controlar a oferta de moeda no país”

“ Com a doção do sistema de câmbio flutuante e perda da âncora cambial como referencial de preços, o Banco Central passou a adotar, a partir de Julho de 1999, o sistema de Metas de Inflação como regra para política monetária. De acordo com ele, a função básica do Banco Central e da política monetária é o cumprimento da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional…”

Segundo Sachs – Larrain em Macroeconomia (2004), página 637:

Depois de definidas as metas macroeconômicas, a autoridade deve especificar os instrumentos disponíveis para ajudar a economia a tingi-las. Em geral, há dois instrumentos de política: os da política fiscal e os da política monetária.

Segundo Gilson Oliveira e Marcelo Pacheco em Mercado Financeiro (2006), página 37:

“O sistema de metas de inflação representa a adoção, pela autoridade monetária, de uma meta explícita para a inflação no país, para um período que geralmente é de um ano, podendo ter ou não uma “faixa de tolerância” em torno desta meta. Com essa medida, o Bacen anuncia formalmente que utilizará todos os instrumentos de política monetária disponível para atingir a meta”

Segundo Eduardo Fortuna (2008) 17° Edição, página 54 e 58

“Política Monetária pode ser definida com o controle a oferta da moeda e das taxas de juros de curto prazo que garanta a liquidez ideal de cada momento econômico.”

“A partir do segundo semestre de 1999, a política monetária passou a ser subordinada ao conceito deInflation targetting ou Meta de Inflação”

….“Assim, por lei, o BC tem a obrigação de usar todos os meios necessários de política monetária para obtenção destas metas”.

Portanto, de acordo com o acima elencado, a referida questão deve ser anulada e a pontuação correspondente, atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido, conforme estipulado no subitem 10.6, do EDITAL DE ABERTURA Nº 1/2010/NM2 – DE 11 DE MARÇO DE 2010.

Aos candidatos que vão interpor recurso: apressem-se, caprichem nos argumentos, fé em Deus e, boa sorte!


(O texto acima usou como fonte de pesquisa o texto do professor Jorge Maia, do link http://www.iapcursos.com/)

RECURSOS DO CONCURSO CAIXA NACIONAL 2010

Você fez o concurso da Caixa e não concordou com o gabarito oficial? Interponha um recurso que ainda dá tempo

Quem achou que o gabarito do concurso da Caixa Nacional Nível Médio 2010 apresentou imperfeições, ainda dá tempo de interpor recursos para anulação de questões.
Segundo o edital de abertura da Cespe, Nº 1/2010/NM2 – de 11 de março de 2010, o candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses mesmos gabaritos, no horário das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, observado o horário oficial de Brasília/DF. Ou seja, só temos até às seis horas da tarde de hoje!
Para recorrer o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/caixanm22010, e seguir as instruções ali contidas.
Quando interpor o recurso, você deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Os recursos inconsistentes ou intempestivos serão preliminarmente indeferidos.
Além disso, o recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique a pessoa que está interpondo, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
Se após a análise do exame de recursos resultar qualquer anulação de questão das provas objetivas, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
Caso haja alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de questão das provas objetivas, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações/anulações de gabarito serão divulgadas no endereço eletrônico da Cespe, quando da
divulgação do gabarito definitivo.
Os recursos serão aceitos, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico da CespeUnB. Não será aceito, portanto, recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos, recursos de recursos e/ou recurso de gabarito oficial definitivo.
Aos que vão interpor recursos: caprichem nos argumentos, utilizem uma bibliografia para corroborar suas justificativas e, boa sorte.