sexta-feira, 5 de agosto de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XXV)

5. Leis para o santuário


26 As cordas do santuário - 1 Faça o santuário com dez cortinas de linho fino retorcido, de púrpura violeta, vermelha e escarlate. E as faça com querubins bordados.

2 Cada cortina terá catorze metros de comprimento, por dois de largura: todas terão a mesma medida. 3 Cinco cortinas estarão unidas uma com a outra; e as outras cinco também estarão unidas umas com a outra.

4 Faça laços de púrpura violeta na franja da primeira cortina que está na extremidade do conjunto; e faça o mesmo na franja da cortina que está na extremidade do outro conjunto.

5 Faça cinquenta laçadas na primeira cortina e cinquenta laçadas na extremidade da cortina que está no outro conjunto, de modo que as laçadas se correspondam mutuamente.

6 Faça também cinquenta colchetes de ouro e junte as cortinas uma com a outra por meio de colchetes, de modo que o santuário forme uma só unidade.

7 Teça também onze peças de pelo de cabra, para que sirvam de cobertura para o santuário. 8 Cada peça medirá quinze metros de comprimento, por dois de largura; as onze peças terão a mesma medida. 

9 Junte cinco cortinas numa peça e seis cortinas em outra, e dobre a sexta cortina sobre a parte da frente da tenda. 

10 Faça cinquenta laçadas na franja da primeira cortina, na extremidade do primeiro conjunto, e outras cinquenta laçadas na franja da cortina do outro conjunto.

11 Faça também cinquenta colchetes de bronze e introduza os colchetes em cada laçada, para unir a tenda, que assim formará um todo.   

12 A parte que restar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobrar, penderá da parte posterior do santuário. 13 E os cinquenta centímetros, que sobram de cada lado da tenda, penderão dos dois lados do santuário, cobrindo-os.

14 Faça para a tenda uma cobertura de peles de carneiro curtidas, e uma cobertura de couro fino por cima.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 26, versículo 01 a 14 (Ex. 26, 01 - 14).

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.) 

"Mantém-te primeiro em paz e então poderás conduzir os outros à paz. Tem, portanto, em primeiro lugar, um zelo por ti".


Thomas More ou Thomas Morus (1478 - 1535): advogado e homem das leis, diplomata, escritor e  filósofo britânico. Exerceu vários cargos políticos, tendo, inclusive, ocupado o cargo de "Lord Chancellor" (Chanceler do Reino) durante o reinado de Henrique VIII. Considerado um dos grandes expoentes do Renascimento, sua principal obra literária é Utopia (recomendo!!!). Foi canonizado pela Igreja Católica, como mártir, em 19 de maio de 1935, e sua festa litúrgica se dá em 22 de junho. Santo católico, é patrono dos políticos, governantes e estadistas.

(A imagem acima foi copiada do link Breviário.)