sábado, 21 de agosto de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (XLIX)

HISTÓRIA DE ISAAC E JACÓ


31 Defender os direitos adquiridos (II) - 36 Jacó ficou furioso e começou a discutir com Labão: "Que crime cometi e qual é a minha falta para você me perseguir?

37 Você revirou todas as minhas coisas: encontrou, por acaso, alguma coisa sua? Coloque-a aqui, diante de minha gente e sua gente, que eles julguem entre nós dois.

38 Veja bem! Estou há vinte anos com você, suas ovelhas e cabras não abortaram e eu não comi os cordeiros do seu rebanho.

39 Não lhe apresentei os animais despedaçados, mas eu os compensava com os meus. Você me pedia contas do que era roubado de dia e de noite.

40 De dia, eu era devorado pelo calor, e de noite pelo frio, e não conseguia pegar no sono.

41 Já estou há vinte anos em sua casa: servi a você catorze anos por suas duas filhas, seis anos por seu rebanho, e dez vezes você mudou meu salário.

42 Se o DEUS do meu pai, o DEUS de Abraão, o Terrível DEUS de Isaac, não estivesse comigo, você me teria mandado embora de mãos vazias. Mas DEUS viu minha aflição e minha fadiga, e na noite passada me fez justiça".

43 Labão respondeu a Jacó: "As filhas são minhas, essas crianças são minhas, o rebanho é meu e tudo o que você vê pertence a mim. Que posso fazer hoje por essas minhas filhas e pelos netos que elas deram à luz?

44 Vamos fazer uma aliança entre mim e você, que sirva de garantia para nós dois".


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 31, versículos 36 a 44 (Gn 31, 36 - 44).

(A imagem acima foi copiada do link Pregação Cristã.)