domingo, 15 de abril de 2012

100 anos do naufrágio do TITANIC

Aprenda mais sobre o luxuoso transatlântico que naufragou há um século, mas que continua encantando e fascinando milhares de pessoas ao redor do mundo.


Na madrugada do dia 15 de abril de 1912 afundava nas geladas águas do Atlântico Norte o RMS Titanic, maior, mais moderno e mais luxuoso navio transatlântico já construído até então.

Concebido para ser inafundável, segundo a empresa que o operava a White Star Line, o Titanic fazia jus ao nome: era um titã. Tinha 269 metros de comprimento, 28 metros de largura, altura de 18 metros (da linha da água até a altura dos botes salva-vidas) e podia transportar entre passageiros e tripulação um total de 3.547 pessoas. Embarcaram no Titanic para a fatídica viagem inaugural 2.240 pessoas, entre passageiros e tripulação, e morreram 1.523.

Comandado pelo Capitão Edward J. Smith, o transatlântico iniciou sua viagem em 10/04, saindo de Southampton, na Inglaterra, para Nova York, nos Estados Unidos, mas foi a pique após bater num iceberg. O choque com o iceberg aconteceu às 23h45min da noite do dia 14/04 e o naufrágio por completo do navio se deu às 2h20min do dia 15/04.

O desastre com o Titanic é a maior tragédia marítima de todos os tempos. Por causa dela foi mudada a legislação que rege a construção de navios de grande porte e as viagens. Todos os navios construídos depois do acidente teriam que possuir botes salva-vidas para todos a bordo - o Titanic não tinha, diziam que ele era à prova de afundamentos. Os telegrafistas (hoje rádio operadores) teriam que se revezar em turnos e trabalhar a noite toda - na época do desastre eles só trabalhavam durante o dia.

O navio se foi, mas ficou a lenda. Um século depois da tragédia, pessoas do mundo todo ainda ficam fascinadas ao ouvirem falar no transatlântico. Milhares de histórias surgiram após o naufrágio. Vários livros foram publicados contando relatos de sobreviventes. Diversos filmes também surgiram, o mais famoso, Titanic (1997), faturou 11 Oscars e lucrou quase dois bilhões de dólares. Mas isso já é assunto para outra conversa...

Veja mais:

RMS Titanic deixando o porto de Southampton, na Inglaterra. Um iceberg impediu que o transatlântico chegasse ao seu destino em Nova York, Estados Unidos.

Escala de comparação onde temos a noção do gigantismo do Titanic: uma pessoa, um carro, um ônibus e o Airbus 380 (maior avião do mundo).

Capitão Edward J. Smith, seguiu à risca a máxima que diz que o capitão deve afundar com o navio. Morreu no naufrágio do Titanic, junto com outras 1.522 pessoas. 

Rota e local do naufrágio.

Ilustração do transatlântico indo a pique, feita por Willy Stöwer.

Bote com sobreviventes do RMS Titanic.

(As imagens e a fonte de consulta do texto acima foram retiradas do link Wikipedia.)