terça-feira, 7 de dezembro de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (LXXVIII)

HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS


42 Um teste de fraternidade (I) - 1 Jacó soube que havia mantimentos no Egito e disse a seus filhos: "Vocês, o que estão esperando? 2 Eu soube que no Egito há mantimentos para vender. Vão até lá e comprem mantimentos para nós, a fim de continuarmos vivos e não morrermos".

3 Dez dos irmãos de José desceram, então, ao Egito para comprar trigo. Jacó não deixou que Benjamim, irmão de José, fosse com seus irmãos, pois temia que lhe acontecesse alguma desgraça.

5 Os filhos de Israel foram com outros forasteiros comprar mantimentos, pois havia fome em Canaã.

6 José tinha autoridade no país e era quem vendia os mantimentos para todo mundo. Os irmãos de José chegaram e se prostraram diante dele com o rosto por terra. 7 Ao ver seus irmãos, José logo os reconheceu, mas não se deu a conhecer, e lhes falou duramente: "De onde vocês vês?" Eles responderam: "Da terra de Canaã, para comprar provisões".

8 José reconheceu os irmãos, mas eles não o reconheceram. 9 José se lembrou, então, dos sonhos que tivera a respeito deles, e lhes disse: "Vocês são espiões. Vocês vieram para observar os pontos fracos do país".

10 Eles protestaram: "Não, meu senhor! Seus servos vieram para comprar provisões. 11 Somos todos filhos do mesmo pai, e somos sinceros; seus servos não são espiões".

12 José, porém, insistiu: "Não, vocês vieram para observar os pontos fracos do país". 13 Eles responderam: "Éramos doze irmãos, filhos de um mesmo pai, na terra de Canaã: o mais novo está agora com nosso pai e o outro desapareceu".

14 José reafirmou: "É como eu disse: vocês são espiões! 15 Vou colocá-los à prova: pela vida do Faraó, vocês não sairão daqui se primeiro não trouxerem o seu irmão mais novo. 16 Mandem um de vocês buscar seu irmão, enquanto os outros ficarão presos. Assim vocês provarão que suas palavras são verdadeiras. Caso contrário, pela vida do Faraó, vocês comprovarão que são espiões".

17 E durante três dias José os manteve presos.  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 42, versículos 01 a 17 (Gn. 42, 01-17).

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)