sábado, 5 de junho de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (XVIII)

ABRAÃO, O HOMEM DA FÉ


22 A grande prova - 1 Depois desses acontecimentos, DEUS pôs Abraão à prova, e lhe disse: "Abraão, Abraão!" Ele respondeu: "Estou aqui".

2 DEUS disse: "Tome seu filho, o seu único filho Isaac, a quem você ama, vá à terra de Moriá e ofereça-o aí em holocausto, sobre uma montanha que eu vou lhe mostrar".

3 Abraão se levantou cedo, preparou o jumento, e levou consigo dois servos e seu filho Isaac. Rachou a lenha do holocausto, e foi para o lugar que DEUS lhe havia indicado.

4 No terceiro dia, Abraão levantou os olhos e viu de longe o lugar.

5 Então disse aos servos: "Fiquem aqui com o jumento; eu e o menino vamos até lá, adoraremos a DEUS e depois voltaremos até vocês".

6 Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou nas costas do seu filho Isaac, tendo ele próprio tomado nas mãos o fogo e a faca. E foram os dois juntos.

7 Isaac falou a seu pai: "Pai". Abraão respondeu: "Sim, meu filho!" Isaac continuou: "Aqui estão o fogo e a lenha. Mas onde está o cordeiro para o holocausto?"

8 Abraão respondeu: "DEUS providenciará o cordeiro para o holocausto, meu filho!"

9 Quando chegaram ao lugar que DEUS lhe indicara, Abraão construiu o altar, colocou a lenha, depois amarrou seu filho e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

10 Abraão estendeu a mão e pegou a faca para imolar seu filho.

11 Nesse momento, o anjo de Javé ó chamou lá do céu e disse: "Abraão, Abraão!" Ele respondeu: "Aqui estou!"

12 O anjo continuou: "Não estenda a mão contra o menino! Não lhe faça nenhum mal! Agora sei que você teme a DEUS, pois não me recusou seu filho único".

13 Abraão ergueu os olhos e viu um cordeiro preso pelos chifres num arbusto; pegou o cordeiro e o ofereceu em holocausto no lugar do seu filho.

14 E Abraão deu a esse lugar o nome de "Javé providenciará". Assim, até hoje se costuma dizer: "Sobre a montanha, Javé providenciará".

15 O anjo de Javé chamou lá do céu uma segunda vez a Abraão, 16 dizendo: 

"Juro por mim mesmo, palavra de Javé: porque você me fez isso, porque não me recusou seu filho único, 17 eu o abençoarei, eu multiplicarei seus descendentes como as estrelas do céu e a areia da praia. Seus descendentes conquistarão as cidades dos seus inimigos.

18 Por meio da descendência de você, todas as nações da terra serão abençoadas, porque você me obedeceu".

19 Abraão voltou até seus servos, e juntos foram para Bersabéia. E Abraão ficou morando em Bersabéia. 


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 22, versículos 01 a 19 (Gn 22, 01 - 19).

(A imagem acima foi copiada do link Wikipédia.)