sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (LXXXVIII)

HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS


45 DEUS age através das situações (II) - 14 Então José abraçou seu irmão Benjamim e chorou. Benjamim também chorou abraçado a ele. 15 Em seguida, José cobriu de beijos todos os irmãos e, abraçando-os, chorava. Só então seus irmãos começaram a conversar com ele.

16 A notícia de que os irmãos de José estavam no país chegou até o palácio do Faraó, e o Faraó e seus ministros se alegraram. 

17 O Faraó disse a José: "Diga a seus irmãos que carreguem os burros e voltem para a terra de Canaã. 18 Tomem o pai e as famílias de vocês e voltem para cá. Eu lhes darei a melhor terra do Egito, e eles poderão comer os melhores produtos do país. 19 Mande-os que levem do Egito carros para transportar as crianças, as mulheres e seu pai, e venham para cá. 20 Não se preocupem com o que deixarem, pois tudo o que houver de melhor na terra do Egito pertencerá a eles".

21 Assim fizeram os filhos de Israel. José lhes deu carros, conforme as ordens do Faraó, e também provisões para a viagem. 22 Além disso, deu mudas de roupa a cada um deles, mas a Benjamim deu trezentas moedas de prata e cinco mudas de roupa.

23 Para seu pai, enviou dez jumentos carregados com os melhores produtos do Egito e dez jumentas carregadas de trigo, pão e provisões para a viagem do pai.

24 Quando os irmãos se despediram para partir, José lhes disse: "Não briguem no caminho".

25 Então eles subiram do Egito e chegaram à terra de Canaã, na casa de seu pai Jacó. 26 E deram a notícia ao pai: "José está vivo e é o governador de toda a terra do Egito". Mas o pai ficou perplexo, pois não era capaz de acreditar.

27 Entretanto, quando eles repetiram tudo o que José lhes dissera e quando ele viu os carros que José tinha mandado para buscá-lo, o coração de Jacó, seu pai, se reanimou. 28 E Israel disse: "Agora chega! Meu filho José ainda está vivo. Vou vê-lo antes de morrer".   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 45, versículos 14 a 28 (Gn. 45, 14-28).

(A imagem acima foi copiada do link Reflexões Cristãs.)