terça-feira, 1 de setembro de 2015

DICAS DE PORTUGUÊS - O que é um ONICÓFAGO?

Palavra estranha para um hábito comum

Onicófago é aquela pessoa que tem o vício de roer as unhas (onicofagia). A palavra é estranha no nosso vocabulário do dia a dia, mas se você reparar bem ao seu redor, sempre vai encontrar alguém com este (mau) hábito. 

Geralmente roemos as unhas por vários motivos: quando estamos nervosos, ansiosos ou preocupados. Roer as unhas pode ser perigoso porque corremos o risco de levarmos germes e bactérias presentes nas nossas mãos e debaixo das nossas unhas para dentro do nosso organismo, sem contar que é um hábito nojento e antiestético.  

Se você faz concurso público ou vestibular já deve ter roído muito as unhas... Mas você deve ficar atento porque, muito provavelmente, uma questão de Português pode trazer esta palavra. O examinador não vai te pedir para dar a definição da mesma, mas pode questionar quanto à regra de acentuação gráfica.

Onicófago é uma palavra proparoxítona, cuja sílaba tônica (pronunciada com maior intensidade) é a antepenúltima. Pelas regras do nosso idioma, TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS. Exemplo: matetica, próstata, mulo, química, ônibus, sica...

E quais são as regras de acentuação? Isso é assunto para outra conversa...


(A imagem acima foi copiada do link Meninas da P O.)