terça-feira, 1 de junho de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (XVI)

ABRAÃO, O HOMEM DA FÉ


21 DEUS ouve o grito do necessitado - 8 O menino cresceu e foi desmamado. E no dia em que Isaac foi desmamado, Abraão deu uma grande festa.

9 Ora, Sara viu que o filho que Abraão tinha tido com a egípcia Agar estava brincando com seu filho Isaac.

10 Então ela disse a Abraão: "Expulse essa escrava e o filho dela, para que o filho dessa escrava não seja herdeiro com meu filho Isaac".

11 Abraão ficou muito desgostoso com isso, porque Ismael era seu filho.

12 Mas DEUS lhe disse: "Não fique aflito por causa do menino e da escrava. Atenda ao pedido de Sara, pois será através de Isaac que sua descendência levará o nome que você tem.

13 Entretanto, também do filho da escrava eu farei uma grande nação, pois ele é descendência sua".

14 Abraão levantou-se de manhã, pegou pão e um cantil de água e os deu a Agar; colocou a criança sobre os ombros dela e depois a mandou embora. 

Ela saiu e andava errante pelo deserto de Bersabéia. 

15 Quando acabou a água do cantil, ela pôs a criança debaixo de um arbusto 16 e foi sentar-se na frente, a distância de um tiro de arco. Ela pensava: "Não quero ver a criança morrer!" E sentou-se a distância. O menino começou a chorar.

17 DEUS ouviu os gritos da criança, e o anjo de DEUS, lá do céu, chamou Agar, dizendo: "O que é que você tem, Agar? Não tenha medo, pois DEUS ouviu os gritos do menino que aí está. 18 Levante-se, pegue o menino e segure-o firme, porque eu farei dele uma grande nação".

19 DEUS abriu os olhos de Agar e ela viu um poço. Foi encher o cantil e deu de beber ao menino. 

20 DEUS estava com o menino. Ele cresceu, morou no deserto e tornou-se um arqueiro. 21 Morou no deserto de Farã, e sua mãe escolheu para ele uma mulher egípcia.


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 21, versículos 08 a 21 (Gn 21, 08 - 21).


Explicando Gn 21, 08 - 21:

Enquanto a mãe Agar se coloca à distância para não ouvir os gritos do filho prestes a morrer, DEUS ouve esse grito e se apresenta para salvar. Trata-se do filho de uma escrava: DEUS está aberto para ouvir os clamores de todos os povos e encaminhá-los para a vida

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), p. 33.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)