quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Festa de NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO


Hoje é comemorada a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da cidade de Aracoiaba. A data foi marcada pela celebração da santa missa na igreja matriz, onde se realizou a última noite de novena.

Segundo o dogma da Igreja Católica, a Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria, mãe de Jesus, sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. Esse dogma foi definido em solenidade pelo Papa Pio IX, através da bula Ineffabilis Deus, em 8 de Dezembro de 1854.

Desde os primórdios do cristianismo os padres católicos defenderam a Imaculada Conceição da Virgem Maria, sendo que a data 8 de dezembro foi definida como festa universal pelo Papa Sisto IV, em 1476. Já em 1858 Bernadete Soubirous, na localidade de Lourdes, França, afirmou ter visto a aparição de uma mulher que se autodenominou de "Imaculada Conceição".

Como argumentos para o dogma da Imaculada Conceição de Maria, a Igreja se apoiou na Bíblia Sagrada, que dentre outras passagens, traz a anunciação do anjo Gabriel à Maria, chamando-a de cheia de graça (Lc 1, 28).

Estamos às vésperas do Natal, o nascimento do Menino Jesus. Maria teve um papel fundamental nessa história, carregando em seu ventre durante nove meses e sofrendo com as dores do parto, para trazer ao mundo, em forma de homem, o Filho de Deus.

Comemorar o Natal também é isso: lembrar de Maria, que aceitou humildemente o chamado do Pai Celestial e aceitou a árdua missão de ser a Mãe do Filho do Altíssimo.


(A imagem acima foi copiada do link Mensageiros do Amor.)