domingo, 20 de fevereiro de 2022

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (XC)

HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS


46 Israel imigrante no Egito (II) - 26 Os descendentes que foram com Jacó para o Egito, sem contar as noras, eram ao todo sessenta e seis. 27 Acrescentando os dois filhos de José no Egito, a família de Jacó que foi para o Egito era ao total setenta pessoas.

28 Jacó enviou Judá na frente, para que ele se encontrasse com José e preparasse um lugar em Gessen. Quando eles estavam chegando a Gessen, 29 José preparou o seu carro e foi ao encontro do seu pai Israel em Gessen. Ao vê-lo, o abraçou e, ao beijá-lo, chorou.

30 Israel disse a José: "Agora posso morrer, depois que vi você vivo em pessoa".

31 Então José disse a seus irmãos e à família de seu pai: "Vou subir para dar ao Faraó esta notícia: 'Meus irmãos e a família de meu pai, que viviam em Canaã, vieram para junto de mim. 32 São pastores de ovelhas que cuidam de rebanhos; trouxeram as ovelhas, as vacas e tudo o que possuíam'. 

33 Assim, quando o Faraó chamar vocês e perguntar: 'Qual é a profissão de vocês?' 34 então respondam: 'Seus servos são pastores desde a juventude até hoje, tanto nós como nossos pais'. Desse modo, vocês poderão ficar na terra de Gessen, pois os egípcios detestam todos os pastores". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 46, versículos 26 a 34 (Gn. 46, 26-34).

Explicando Gênesis 46, 1 - 47, 12.

Em seu final, o livro do Gênesis começa a preparar o acontecimento do êxodo. De fato, em Bersabéia, DEUS anuncia a Jacó: "Eu descerei com você ao Egito e o farei voltar de lá" (v. 4). A região de Gessen fica no nordeste do Egito, e daí sairá futuramente o grupo que formará o núcleo central do povo da Aliança. Em 47, 1 - 12 temos duas versões diferentes sobre a chegada da família de Jacó no Egito (vv. 1-6b e vv. 5b-12). 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 62.

(A imagem acima foi copiada do link Blog do Seu Alípio.)