quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CIENTISTAS E MILIONÁRIOS

Conheça os ganhadores do Nobel de Física 2010 e como suas descobertas serão úteis na nossa vida

Foram anunciados ontem, pela Academia Real de Ciências da Suécia, os ganhadores do Prêmio Nobel de Física de 2010. Os escolhidos são Andre Geim (51 anos) e Konstantin Novoselov (36 anos), ambos professores da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Os docentes receberam a distinção graças a seus experimentos e pesquisas com o material bidimensional grafeno.

O grafeno é formado por uma única camada de carbono, agrupada em uma grade em forma de colmeia na qual os átomos mantêm entre eles uma distância específica. É o primeiro material cristalino totalmente bidimensional conhecido pela ciência. Também é o material mais fino e forte já encontrado, mais resistente, inclusive, do que o próprio diamante.

Altamente condutor, o grafeno é considerado de enorme potencial para uso em variados produtos do quotidiano, como aparelhos eletrônicos e computadores. Como condutor de calor, esse material é melhor que qualquer outro existente na natureza. Como condutor de eletricidade, é tão bom quanto o cobre. Apesar de ser quase transparente, sua estrutura é tão densa que nem mesmo o menor dos átomos gasosos – hélio – pode traspassá-lo.

Andre Geim e Konstantin Novoselov publicaram suas pesquisas com o grafeno em outubro de 2004, na revista Science. Com o Nobel de Física, além de prestígio e reconhecimento internacionais, cada professor receberá cerca de R$ 1.250.000,00 (um milhão, duzentos e cinquenta mil reais!).

Esse caso é a prova viva que estudar vale a pena, seja para o desenvolvimento da Ciência, seja para ficar milionário.


(A imagem acima foi copiada do link Planeta Universitário.)