terça-feira, 31 de outubro de 2017

COMO RESOLVO OS PROBLEMAS (OU, COMO SE LIVRAR DE MULHER CHATA I)

Certa vez estava comentando com uns colegas da faculdade a forma como estou resolvendo os problemas de uns tempos pra cá.

Logo que me mudei para meu apartamento, por exemplo, tinha uma paquera que vez por outra ia me fazer companhia. Era convidada para o jantar, mas sempre ficava para o café da manhã - se é que vocês me entendem.

Pois bem, essa moça era uma pessoa legal, mas reclamava pra caramba. Dizia que os móveis não combinavam, que eu devia comprar flores para dar 'um toque feminino', que eu devia colocar um tapete na sala, cortinas nas janelas...

Um dia ela reclamou que eu tinha que comprar um chuveiro elétrico, pois ela detestava tomar banho frio pela manhã. Então resolvi o problema.

- Comprou um chuveiro elétrico? perguntaram meus amigos.

- Não, respondi prontamente, nunca mais levei ela lá em casa.


Obs.: esse fato talvez seja verídico, portanto, moça, você que está lendo isso e não foi mais no meu apartamento, é porque você é a mulher chata da história...


(A imagem acima foi copiada do link Pt Dream Stime.)

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES - CONFUSÃO

Mais dicas de Direito Civil (Direito das Obrigações) para cidadãos e concurseiros de plantão

Casamento com comunhão total de bens: extingue a obrigação se,
antes do casamento, marido e mulher fossem credor e devedor.

Podemos definir confusão (Art. 381 e seguintes, CC) como a circunstância na qual a figura do credor (sujeito ativo) e a do devedor (sujeito passivo) aglutinam-se na mesma pessoa. Quando isso acontece extingue-se a obrigação, uma vez que ninguém pode ser juridicamente obrigado, nem propor demanda, contra si mesmo (Gonçalves, 2011, p. 359).

Alguns exemplos de confusão:
       
   casamento sob a égide do regime da comunhão universal pode ensejar o fenômeno jurídico da confusão, desde que marido e mulher antes do matrimônio, fossem credor e devedor;
b   
     quando o Estado é condenado a pagar custas judiciais no processo; 
         
     nas heranças (ocorre com maior frequência): é o caso do filho que devia ao pai e, quando este morreu, aquele lhe é sucessor (herdeiro).


     (A imagem acima foi copiada do link Wiki Simpsons.)