quarta-feira, 16 de junho de 2010

16 DE JUNHO

Dia de aprender com os erros do passado

Hoje é feriado nacional na África do Sul. É dia da juventude. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1976, um protesto pacífico feito por estudantes foi violentamente reprimido pela polícia [dos brancos].

Cerca de quinze mil estudantes se reuniram em Soweto, bairro pobre de Johannesburgo, para protestarem contra o apartheid. Os estudantes foram recebidos a bala. Mais de 500 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

O apartheid, que na língua dos colonizadores significa separação, foi um sistema de segregação racial. Tal sistema, oficializado em 1948, impedia o acesso dos negros à propriedade da terra e à participação política. Proibia, ainda, o casamento e relações sexuais entre negros e brancos, e obrigava aqueles a viverem em zonas residenciais separadas desses.

Tudo era separado. Os lugares nos ônibus, nos supermercados, nas escolas, nas igrejas. Um negro que fosse pego bebendo água no local destinado a um branco era punido, no mínimo, com prisão.

O fim do apartheid se deu em 1992, com forte militância de Nelson Mandela. Mandela, por sua luta e esforços contra o regime de segregação, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, e em 1994 foi eleito primeiro presidente negro da África do Sul.

Com ele os sul-africanos iniciaram uma nova era de prosperidade, paz e diálogo inter-racial que dura até os dias de hoje. Todavia, nem brancos nem negros esqueceram daquele fatídico 16 de junho, onde pensou-se que se poderia calar os gritos de liberdade de um povo com tiros e cacetetes.


(A imagem acima foi copiada do link Tutor2u.net. A legenda foi colocada posteriormente.)

Nenhum comentário: