sábado, 12 de junho de 2010

GREGOS E COREANOS

Na terceira partida finalmente saiu o primeiro vencedor dessa copa

Coreia do Sul e Grecia se enfrentaram hoje às 8:30h (horário de Brasília) no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, pelo grupo B. O árbitro da partida foi Michael “Rasper”, da Nova Zelândia, e a Coreia venceu por 2 X 0.

Os dois times fizeram uma partida sem grandes jogadas. O esquema tático, tanto de gregos, quanto de sul-coreanos, foi o 4-4-2 (quatro na defesa, quatro no meio de campo e dois no ataque). Esse esquema talvez explique a atitude do time da Grecia, que jogou na retranca e apostou na jogada aérea (a média de altura deles é maior que a dos sul-coreanos).

A equipe da Coreia mereceu a vitória. Teve maior posse de bola, armou as melhores jogadas e se arriscou mais no ataque. Teve até um penalty não marcado, aos 14 minutos da primeira etapa. Os gols foram convertidos pelo camisa 14, Lee Jung Soo, aos seis minutos do primeiro tempo, e pelo camisa 07, Park Ji Sung, aos seis do segundo.

A Grecia não fez uma partida digna do seu futebol. Ela, que já foi a campeã da Eurocopa 2004 e está sendo treinada pelo mesmo técnico daquela competição, não fez jus à fama de defesa pouco fasada. A seleção grega disputou sua primeira copa em 1994 (EUA), entretanto, até hoje não marcou um golzinho sequer em mundiais.

Já o time da Coreia do Sul tem um retrospecto melhor em copas. Disputou sete: 1954, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006. Em 2002 foi a primeira seleção asiática a chegar nas semi-finais de uma copa do mundo, conseguindo um inédito quarto lugar.

Com a vitória, os sul-coreanos somam três pontos na tabela, ficam com dois gols de saldo e ficam numa situação relativamente cômoda no grupo B. Esse grupo, que tem ainda a poderosa Argentina e o excelente time da Nigéria, é relativamente forte. Com o resultado de hoje, os coreanos praticamente garantiram o acesso à próxima fase.

Esse foi terceiro jogo da primeira copa disputada na África. Ainda faltam 61 partidas e trinta dias de competição. Muitas surpresas e emoções ainda nos aguardam.

Nenhum comentário: