terça-feira, 2 de junho de 2009

DESABAFO DE UM POLICIAL

Por que a mídia fala tão mal da polícia...

Todos os dias nos telejornais da cidade de Natal são noticiados casos de abusos de poder, corrupção, violência e outros crimes praticados por policiais. Os programas de TV exibidos na hora do almoço - momento em que se tem maior audiência - estão repletos de furos de reportagens, enquetes, reportagens especiais e outra gama de notícias que sempre falam mal da polícia.

Os apresentadores, muito deles sem diploma universitário, abrem a boca para dar opiniões e tecerem comentários a respeito da segurança pública como se fossem profundos conhecedores dessa área. Sou suspeito de falar, mas gostaria de expor aos que lerem estas linhas minha total indignação, e por que não dizer, revolta, a esses profissionais que se auto-intitulam defensores da opinião pública e porta-vozes dos anseios de uma população reprimida pelas forças policiais.

Questiono-me por que tais programas utilizam-se de tanto sensacionalismo para falarem mal de quem tem a obrigação e o dever legal de combater a criminalidade. Por que alguns apresentadores denigrem tanto a imagem dos profissionais que trabalham na segurança pública?

Será alguma espécie de revolta por já terem sofrido algum constrangimento? Será que é alguma mágoa por não terem conseguido ingressar na carreira policial? Ou será que é pura falta de não ter o que noticiar?

O mais interessante é que o trabalho certo que a corporação faz ninguém sabe. Se um PM ou um policial civil cometem abusos nas suas respectivas funções, não é noticiado que fulano ou beltrano fizeram algo de errado. O que sai na mídia é que a polícia agiu de maneira inadequada. Quando há prisão de ladrões, traficantes, assassinos e outas espécies de criminosos, os telejornais pouco mostram. Claro, isso não dá audiência, tampouco vende notícia. Parece que nossos profissionais da comunicação querem jogar a opinião pública contra os policiais. Querem deixar na população a falsa imagem que a polícia é a vilã da história.

Todos os dias chovem denúncias no rádio, na TV, nos jornais e até em revistas locais contra as polícias. Entretanto ninguém dá atenção às reclamações e pedidos que os integrantes dessas forças fazem, como melhores salários, melhor plano de carreira, viaturas e equipamentos que ofereçam dignas condições de trabalho, dentre outras.

As polícias militar e civil, apesar do total descaso e abandono por parte das autoridades, desempenham, sim, seu dever de combater a criminalidade e zelar pela segurança pública. Nós policiais juramos defender - com o sacrifício da própria vida, se for preciso - a sociedade. Isso inclui, também, aqueles que por algum motivo não simpatizam conosco.

Para os quadrúpedes pensantes que se auto-intitulam comunicadores queria dizer, em nome de todos os policiais, que mesmo falando mal da gente, continuaremos zelando pela segurança e pelo direito constitucional à liberdade de expressão que vocês têm - mesmo que seja para falar asneiras.


(Imagem: arquivo pessoal.)

10 comentários:

Unknown disse...

Pois é, ridículo ter de almoçar e assistir programas sensacionalistas.

Unknown disse...

Muito bom praça, vc falou com as minhas palavras.

Unknown disse...

"Desabafo de um policial"...Pegou tudão agora guerreiiro,eu ja nao sabia se vc se escondia da Linda e Horarrada profissão,agora depois desse texto,a unica parte que lhe compremete eh:"Sou suspeito a falar",kkkkkkkkkkkkkkkk....

Dá pra perceber que vc vai se tornar um ótimo jornalista!!!
Que bom que na gloriosa,há mentes inteligentes!!!!


Parabéns guerreiro pé-de-pueira Paulino!!!
Sou mais um admirador dos seus trabalhos!!!

Vlw brother,
meu e-mail:
jeffperceu@yahoo.com.br
meu msn:
jeffperceu@hotmail.com

maria luisa ITALIANA s.m.g disse...

é isso memo o que acontece neste pais vc é um rapaz muito realista do que acontece hoje em dia

parabéns paulinho vocÊ é um grande profissiona e para ser um grande profissional é preciso ter muitas qualidades como vocÊ


um gande abraço de sua amiga
italiana

Francisco disse...

Valeu praça. Você falou por todos da corporação.

Rodrigo disse...

Muito bom Paulino. Espero que se torne jornalista. Só não vai falar mal da polícia, tá.

Anônimo disse...

Sempre aparece um especialista falando mau da polícia. Eles deveriam ir para rua pra saber como é a realidade.

Anônimo disse...

Valeu paulino! vc desabafou como vários desejariam, é isso aí continue com estas postagem, abraço

Anônimo disse...

Acredito que a sociedade tem a polícia que merece. No final das contas, o serviço público acaba sendo um reflexo da própria sociedade. Se a sociedade é corrupta, o serviço público será corrupto. Da mesma forma acontece com a política... As pessoas reclamam que os políticos são corruptos, mas quem elege os políticos?


anonymous

Vivian Gaete disse...

Você fez um grande desabafo ,descrevendo como e a realidade de um policial, ganham pra defender a população etc e tal , mas por vezes não tem o reconhecimento merecido... Aí vem os recalcados e começa a arrancar o couro dos profissionais... São uns invejosos que não tem o que fazer e que aumentam a notícia ...