quarta-feira, 22 de março de 2023

III. O PURO E O IMPURO (XXII)


16 O dia do grande perdão (III) - 22b "Quando tiver soltado o bode no deserto, 23 Aarão entrará na tenda da reunião, tirará as roupas de linho que havia posto para entrar no santuário, e as deixará aí.

24 Tomará banho no lugar santo e vestirá suas próprias roupas. Tornará a sair e oferecerá o holocausto, tanto o seu como o do povo. Fará a expiação por si próprio e pelo povo, 25 e deixará queimar sobre o altar a gordura do sacrifício pelo pecado.

26 O encarregado de levar o bode a Azazel deverá lavar as roupas e tomar banho; depois disso poderá entrar no acampamento. 27 O bezerro e o bode oferecidos em sacrifício pelo pecado, cujo sangue foi levado ao santuário para fazer o rito de expiação, serão levados para fora do acampamento, onde se queimarão a pele, a carne e os intestinos.

28 Quem os queimar deverá lavar as próprias roupas e tomar banho; depois poderá entrar no acampamento. 29 Isso é uma lei perpétua para vocês.

No décimo dia do sétimo mês, vocês farão jejum. Nem o cidadão, nem o imigrante que mora entre vocês farão nenhum trabalho, 30 pois nesse dia será feita a expiação por vocês, a fim de purificá-los. Aí então, diante de Javé, vocês ficarão puros de todos os pecados.

31 Será para vocês um sábado de repouso absoluto, e vocês farão penitência. É uma lei perpétua.

32 O sacerdote que recebeu a unção e sucedeu a seu pai no exercício do sacerdócio, realizará a expiação; ele se vestirá com as vestes sagradas de linho, 33 e fará a expiação pelo santuário, pela tenda da reunião e pelo altar; fará a expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da comunidade.

34 Será uma lei perpétua para vocês: uma vez por ano será feita a expiação por todos os pecados dos filhos de Israel". E tudo foi feito como Javé tinha ordenado a Moisés.   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 16, versículo 22b a 34 (Lv. 16, 22b - 34).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário: