sábado, 21 de janeiro de 2023

II. CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES (III)


8 Cerimônias da consagração (III) - 22 Mandou, então, trazer o segundo cordeiro, o cordeiro da consagração. Aarão e seus filhos colocaram a mão sobre a cabeça do cordeiro, 23 e Moisés o imolou.

Depois pegou o sangue e o colocou no lóbulo da orelha direita de Aarão, no polegar de sua mão direita e no polegar do seu pé direito. 

24 Em seguida mandou os filhos de Aarão se aproximarem e lhes colocou do mesmo sangue no lóbulo da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito.

Em seguida Moisés derramou o sangue por todos os lados do altar; 25 pegou as partes gordas, a cauda, toda a gordura das entranhas, a massa gordurosa do fígado, os dois rins com sua gordura e a coxa direita.

26 Depois pegou um pão sem fermento do cesto que estava diante de Javé, um bolo amassado com azeite e um bolinho, e juntou tudo com as gorduras e a coxa direita.

27 Colocou tudo nas mãos de Aarão e de seus filhos, e fez o gesto de apresentação diante de Javé.

28 Depois Moisés pegou tudo das mãos deles e queimou no altar, em cima do holocausto. Foi o sacrifício de consagração: oblação de suave odor, uma oferta queimada para Javé.

29 Moisés pegou também o peito da vítima e fez o gesto de apresentação diante de javé. Esta era a parte do cordeiro da consagração que pertencia a Moisés, conforme Javé ordenou a Moisés.

30 Em seguida Moisés pegou um pouco do óleo da unção e do sangue que estava sobre o altar, e com isso aspergiu Aarão e suas vestes, e também os filhos dele com suas vestes. Desse modo Moisés consagrou Aarão e suas vestes, e também os filhos de Aarão com suas vestes.

31 Moisés disse a Aarão e seus filhos: "Cozinhem a carne na entrada da tenda da reunião e comam a carne com o pão que está no cesto do sacrifício da consagração, conforme ordenei: Aarão e seus filhos o comerão.

32 Queimem o que sobrar da carne e do pão. 33 Durante sete dias vocês não sairão pela porta da tenda da reunião, até que tenha terminado o tempo da consagração, porque são necessários sete dias para a consagração de vocês.

34 Javé mandou proceder como se fez hoje, a fim de realizar por vocês o rito pelo pecado. 35 Vocês permanecerão sete dias e sete noites na entrada da tenda da reunião, e respeitarão as proibições de Javé, a fim de não morrerem. Essa é a ordem que recebi".

36 Aarão e seus filhos fizeram tudo o que Javé havia mandado por meio de Moisés.  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 08, versículo 22 a 36 (Lv. 8, 22 - 36).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário: