quarta-feira, 12 de outubro de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (LVI)

6. Tentativa de manipular Javé


33 DEUS é mistério - 18 Moisés pediu a Javé: "Mostra-me a tua glória".

19 Javé respondeu: "Farei passar diante de você todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de você o meu nome: Javé. Terei piedade de quem eu quiser ter piedade, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". 

20 E acrescentou: "Você não poderá ver o meu rosto, porque ninguém pode vê-lo e continuar com vida".

21 E Javé disse ainda: "Eis aqui um lugar junto a mim: fique em cima da rocha.

22 Quando a minha glória passar, eu colocarei você na fenda da rocha e o cobrirei com a palma da mão, até que eu tenha passado.

23 Depois tirarei a palma da mão e me verás pelas costas. Minha face, porém, você não poderá ver". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 33, versículo 18 a 23 (Ex. 33, 18 - 23).

Explicando Êxodo 33, 18 - 23.

O texto não parece ajustar-se bem ao contexto. DEUS é o mistério longe do alcance humano; mas ao mesmo tempo se torna presente entre os homens. Estes podem experimentá-lo, mas nunca esgotá-lo. O "resplendor de DEUS" é DEUS agindo com piedade e compaixão onde o homem menos espera.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 107.

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.) 

Nenhum comentário: