quinta-feira, 29 de setembro de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (XLIX)

6. Tentativa de manipular Javé


32 A libertação não é projeto elitista - 7 Javé disse a Moisés: "Vá! Desça, porque seu povo, que você tirou do Egito, se perverteu. 

8 Desviaram-se logo do caminho que eu lhes havia ordenado. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, e o adoraram, oferecendo a ele sacrifícios e dizendo: 'Israel, este é o seu deus que tirou você do Egito'".

9 E Javé continuou: "Vejo que esse povo é um povo de cabeça dura. 10 Agora, portanto, deixe-me, porque minha ira vai se acender contra eles, até consumi-los. E de você, eu farei uma grande nação".

11 Então Moisés suplicou a Javé, seu DEUS, dizendo: "Javé, por que a tua ira se acende contra o teu povo, que tiraste do Egito com grande poder e mão forte? 12 Por que os egípcios haveriam de dizer: 'Ele os tirou com má intenção, para matá-los entre as montanhas e exterminá-los da face da terra'?"

Desiste do incêndio de tua ira e volta atrás do castigo que pretendias impor ao teu povo.

13 Lembra-te dos teus servos Abraão, Isaac e Israel, aos quais juraste por ti mesmo, dizendo: 'Eu multiplicarei a descendência de vocês como as estrelas do céu, e toda a terra que lhes prometi, eu a darei aos filhos de vocês, para que a possuam para sempre'".

14 Então Javé se arrependeu do castigo com o qual havia ameaçado o seu povo.

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 32, versículo 07 a 14 (Ex. 32, 07 - 14).

Explicando Êxodo 32, 07 - 14.

Diante da infidelidade do povo, Javé quer abandonar o seu projeto e escolher outro povo. Moisés, porém, chama a atenção de Javé, mostrando que ele está comprometido com o povo por causa de sua promessa aos antepassados. O projeto de libertação não pode ser elitista: há de contar com as fraquezas e ambiguidades do povo.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 105.

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)  

Nenhum comentário: